Fale com a gente

Paraná Defensores da segurança

Assembleia homenageia PM pelo aniversário de 165 anos

Publicado

em

Foto: Soldado Fernando Chauchuti

A homenagem da Assembleia Legislativa a policiais e bombeiros militares pelos 165 anos da Polícia Militar foi proposta pelo deputado estadual Coronel Lee, para eternizar a gratidão aos policiais que perderam a vida ou se feriram ao atuarem para defesa da segurança pública.

Foram entregues 34 certificados a policiais militares, sete medalhas a ex-comandantes-gerais da PM e 10 certificados post mortem.

O Coronel Lee destacou que os policiais militares são heróis, pois doam a sua vida sem temor, e cumprem o juramento de sangue. “Nós afirmamos e passamos a vida dizendo que os verdadeiros heróis não estão interessados em fama ou em dinheiro, eles querem saber da missão cumprida”, disse.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho, mencionou a dedicação que os policiais militares aplicam diariamente para cumprir a missão de proteger os cidadãos de bem. “Lembramos aqui o sacrifício de homens e mulheres, que envergam a farda da Polícia Militar todos os dias. Nosso profundo respeito aos bravos policiais militares que no cumprimento do dever deram a própria vida, levaram até o último suspiro o compromisso com a população paranaense”, disse.

A homenagem faz parte do calendário de eventos para marcar os 165 anos de criação da Polícia Militar e, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, demonstra a valorização da tropa. “O Corpo de Bombeiros, como unidade orgânica da Polícia Militar do Paraná também participa das comemorações. Esta homenagem se reveste em um momento especial, porque temos a missão de saudar as pessoas, zelando pela integridade física delas”, disse.

Segundo o comandante do 1º Comando Regional da PM, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, o reconhecimento a esses militares estaduais é motivo de orgulho e de muita emoção, “porque nós temos aqui familiares de policiais que morreram em confronto. Tenho certeza que esse evento vai ficar marcado na nossa história e na vida de todos os presentes nesta homenagem”.

O tenente-coronel Hudson falou ainda que a admiração da população pelo serviço e abnegação dos policiais militares é a maior marca em 165 anos de história da Corporação.

 

Presenças

Estiveram na solenidade comandantes de unidades, oficiais e praças da Corporação. Ex-comandantes da PM, entre eles o coronel Raul Victor Lopes, coronel Cezar Maingué, coronel Nemésio Xavier de França Filho, coronel Itamar dos Santos, o coronel Rodrigo Larsen Cartens, coronel Maurício Tortato e a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

A mesa diretiva foi composta pelos deputados estaduais Coronel Lee, Soldado Adriano José e o delegado Rubens Recalcatti, pelo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Romulo Marinho Soares, além do comandante do Corpo de Bombeiros, representando o Comando-Geral da PM, coronel Samuel Prestes, e do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Ricardo Silva.

Também compuseram a mesa diretiva os presidentes de associações de classe da PM e do Corpo de Bombeiros: o presidente da Associação da Vila Militar, coronel Whashington Alves da Rosa, o presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), coronel Isaias de Farias e o presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (AMAI), coronel Altair Mariot.

 

Com AEN 

Copyright © 2017 O Presente