Fale com a gente

Paraná Temporada menos farta

Aumenta oferta de pinhão bom para consumo no Paraná

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A colheita e venda do pinhão estão liberadas no Paraná desde 1º de abril e, desde o começo de maio, a oferta do pinhão maduro, bom para consumo, aumentou.

Muitas vezes, o pinhão maduro é vendido misturado ao pinhão verde, portanto o consumidor deve se atentar as características da semente boa para o consumo: a cor da casca deve ser marrom nas pontas e amarelada no restante. Ao apertar, o pinhão deve estar firme e não ceder à pressão dos dedos.

O pinhão verde é como uma batata ou banana verde – tem amido, mas é indigesto, não tem sabor. Além disso, tem um alto teor de água, chegando a 80%, enquanto o pinhão maduro tem metade desse percentual.

A umidade e o alto teor de amido facilitam a proliferação de fungos, o que pode tornar o pinhão até mesmo tóxico para o consumo humano.

 

Temporada menos farta

No sítio de Maria Inocência Ramos, em São José dos Pinhais, existem vários pinheiros que forram o chão da propriedade com sementes.

Ramos conta que esse ano a tão esperada temporada do pinhão não foi tão farta quanto em outros tempos e que isso é um aviso para reforçar a preservação.

“Já teve anos que deu bastante mesmo. Mas acho que [o que atrapalhou] foi a seca. Agora a gente tem que cuidar, plantar e preservar, porque a natureza é muito importante para o ser humano”, afirma.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente