Fale com a gente

Paraná

Cães do Bope são certificados durante o 2º Seminário Cão Funcional

Publicado

em

Cães do Bope do Paraná recebem certificação em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Dois cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ganharam certificados do Conselho Brasileiro de Cão Funcional (CBCF), se destacando entre outras unidades policiais do Brasil pelo nível de excelência e capacitação dos militares estaduais e dos cães.

A premiação aconteceu durante o 2º Seminário Cão Funcional, entre os dias 13 e 16 de setembro, organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, em Xanxerê.

Segundo o comandante do Canil do Bope, capitão Gustavo Delledone Zancan, o pastor belga malinois, Diesel, de 6 anos, adestrado e conduzido pelo soldado Jorge Armando Colaço, teve nota máxima na categoria Cão Funcional nível 2 (sem utilização de guia). A modalidade analisa o nível de obediência, saltos, sociabilização e proteção.

Já o pastor belga malinois, Odin, de quatro anos, adestrado e conduzido pelo soldado Sandro Proença, ganhou o certificado da categoria Detecção nível 1. O Odin detecta narcóticos e armas de fogo, ainda segundo o batalhão, possui em seu histórico o atendimento a diversas ocorrências.

Ainda segundo o comandante, esse certificado é a comprovação da qualidade de adestramento e atributos do cão na prestação de serviço. “Além do cão, a certificaç;ão atesta, indiretamente, a qualidade do condutor, pois é feito todo um trabalho com o adestramento, cuidados veterinários, treinamentos. É um trabalho em conjunto do homem e do cão”, diz o capitão.

Segundo ele, as operações com cães são uma ferramenta de extrema importância dentro das polícias de todo o mundo. Em diversas modalidades de policiamento em que são aplicados, os cães auxiliam na detecção de substâncias, nas busca e resgate de pessoas ou em intervenções policiais como um instrumento de menor potencial ofensivo.

A CBCF é ligada à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e à Federation Cynologique Internationale (FCI), a maior organização cinófila do mundo. O evento foi organizado pelo cabo da Polícia Militar de Santa Catarina, Edemar da Silva, que foi o primeiro policial a certificar um cão em todas as modalidades do Conselho. O coordenador do Conselho Brasileiro do Cão Funcional, Janott Coelho, foi o árbitro do evento.

De acordo com o capitão, nos dois primeiros dias do evento houve aulas e instruções com o Janott Coelho e no terceiro e quarto dia os participantes passaram por avaliações e provas que consagraram os dois cães da Polícia Militar do Paraná.

Participaram do seminário também policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e do 27º Batalhão de Polícia Militar (27º BPM), da PM do Paraná, além de integrantes de outras forças de segurança dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Polícia Nacional do Uruguai.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente