O Presente
Paraná

Calor forte e tempestades: características de verão voltam ao Paraná nesta semana

As temperaturas sobem gradativamente, e a soma do calor com a umidade na atmosfera trará pancadas de chuva, que poderão evoluir para temporais localizados no fim da tarde


calendar_month 26 de janeiro de 2026
4 min de leitura

Depois de uma semana com temperaturas mais amenas no Leste do Paraná e predomínio de uma massa de ar seco, que diminuiu o volume de chuvas em todo o Estado, as características típicas de verão voltam a ganhar força ao longo desta semana: as temperaturas sobem gradativamente, e a soma do calor com a umidade na atmosfera trará pancadas de chuva, que poderão evoluir para temporais localizados no fim da tarde.

A sexta-feira (23) teve o amanhecer com a menor temperatura do ano até o momento nas estações meteorológicas que ficam em Cambará (14,6°C), Campo Mourão (14,4°C), Cornélio Procópio (13,8°C), Fazenda Rio Grande (11,9°C), Distrito de Entre Rios em Guarapuava (9,9°C), Guarapuava (12,6°C), Londrina (14,7°C), Santa Maria do Oeste (12,7°C), Guaraqueçaba (16,9°C), Santo Antônio da Platina (14,6°C) e Telêmaco Borba (10,4°C). Já o domingo (25) teve a temperatura mais baixa de 2026 até o momento em Curitiba: 13,6°C.

As temperaturas já começaram a subir e a segunda-feira (26) teve mínimas acima de 13°C em todas as estações meteorológicas do Simepar. O dia amanheceu com variação de nuvens, principalmente entre o Centro-Sul, Campos Gerais e Leste. Chuviscos ocasionais persistem na Serra do Mar e também na proximidade com as praias.

“Ao longo da manhã e também no período da tarde, o sol predomina e as temperaturas se elevam, o que favorece a formação de pancadas de chuva pelo Estado, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul e também São Paulo, como no Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Há possibilidade de temporais localizados no final do dia”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

O tempo não muda muito na terça-feira (27). As temperaturas seguem subindo, inclusive no Leste, onde as cidades podem alcançar os 30°C. A Capital, por exemplo, não alcança essa marca desde o dia nove de janeiro. Em Guaratuba, os termômetros não passam dos 30°C desde o dia 18. No Oeste e no Norte, as temperaturas poderão ultrapassar os 35°C.

“Novamente há possibilidade para pancadas de chuva com trovoadas localizadas, agora de forma mais generalizada, até mesmo entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias”, diz Leonardo.

Na quarta-feira (28), há variação de nuvens pela manhã e seguem as pancadas de chuva isoladas no período de maior aquecimento, a partir da tarde, com possibilidade de temporais com rajadas de vento fortes e precipitação de granizo de forma pontual. A chuva pode chegar a todas as regiões, mas com destaque para o Centro, Norte e Oeste do Paraná, por conta do aumento dos ventos com altitude.

Entre a quinta (29) e a sexta-feira (30), as instabilidades aumentam de forma mais significativa no Estado devido a um cavado meteorológico (sistema de baixa pressão) que se forma entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, e avançará sobre o Paraná. A sensação ainda será de abafamento, mas devido a maior presença de chuva as temperaturas não se elevam tanto, chegando aos 30°C, no máximo, na maior parte das estações.

“Neste período aumenta o risco para tempestades, que podem acontecer em todas as regiões, como o Oeste, Norte, Sul e Leste do Paraná, inclusive nas praias”, afirma Leonardo.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar. Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número (61) 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.

Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.