Começa no dia 23 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe 2018. No Paraná, a população estimada para a campanha de vacinação contra a gripe é de 3,2 milhões de paranaenses. O público-alvo é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.
“A meta é atingir 90% de vacinação do público-alvo. É importante que as pessoas sejam imunizadas o quanto antes para que estejam protegidas antes da queda brusca de temperatura”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.
Ela ressalta ainda outras medidas preventivas, além da vacinação, para se proteger da gripe, como a higienização das mãos, uso do álcool gel, manter os ambientes bem ventilados e utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
A campanha de vacinação contra a gripe acontece de 23 de abril e 01 de junho em todas as cidades do Paraná. As vacinas são adquiridas pelo governo federal e enviadas aos Estados para distribuição aos municípios. A primeira remessa tem previsão de liberação pelo Ministério da Saúde ao Paraná a partir de segunda-feira (09). O lote inicial conta com 37% das doses a serem aplicadas no Estado e o restante será entregue no decorrer das oito semanas da campanha.
Com Agência Estadual de Notícias