Ecoville – Maior rede de limpeza
Ford Show Rural
Paraná Simples e prática

Cartilha orienta sobre como fazer operações de crédito rural

(Foto: Divulgação)

O Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), elaborou uma cartilha para orientar produtores rurais, das mais diversas atividades e culturas, como proceder para a obtenção de crédito rural. O material intitulado “Cartilha de relação entre Crédito Rural e CAR” traz, de forma prática e simplificada, a legislação pertinente, casos contemplados e também um glossário com termos relacionados ao tema.

O desenvolvimento do material atende às necessidades dos produtores rurais do Paraná. O Estado é o 2º colocado no ranking de contratações de crédito rural no primeiro trimestre do ano-safra 2019/20, de acordo com dados do Crédito Rural do Banco Central. Entre julho e setembro deste ano, o Paraná contratou R$ 10,27 bilhões, alta de 17,74% no comparativo com igual período da temporada passada. O aumento ocorreu principalmente pela alta dos financiamentos para a industrialização, que subiram 70,7% no mesmo comparativo (oito das dez maiores contratações de crédito para industrialização são paranaenses).

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Na parte da legislação pertinente, há uma lista das principais leis, decretos, instruções normativas, portarias, resoluções e medidas, nos âmbitos federal e estadual, que precisam ser seguidas pelos produtores. Ainda, no capítulo de casos contemplados, há 16 situações pertinentes ao meio rural e suas respectivas resoluções. Por último, um glossário traz os principais termos relacionados a crédito rural para familiarizar os leitores.

O Sistema FAEP/SENAR-PR disponibilizou a “Cartilha de relação entre Crédito Rural e CAR” em duas versões. A entidade produziu o material em formato impresso, que está sendo distribuído aos sindicatos rurais, produtores rurais, bancos, cartórios, entidades parceiras e demais públicos de interesse. Há ainda a versão digital, disponível na seção Serviços, no site www.sistemafaep.org.br.

O material foi elaborado pelos seguintes especialistas no tema: Carla Beck, do Sistema FAEP/SENAR-PR; Benno Henrique Weigert Doetzer, Adair Rech e Osmar Shultz, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); e Pedro Bernadino, Claudia Sonda e Juarez Cordeiro de Oliveira, do Instituto Água e Terra (IAT). Além destas três entidades, a cartilha contou com apoio da Sedest, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob e Cresol.

 

Com Sistema FAEP/SENAR-PR

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO