Copagril – Compras no Site
Paraná Operações de socorro

Casos de pessoas perdidas em mata e tentativas de suicídios sobem no Paraná

Resgate na Serra do Mar (Foto: Corpo de Bombeiros/PMPR)

O aumento de alguns casos atendidos pelo Corpo de Bombeiros do Paraná chamou a atenção e acendeu o alerta. O Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost), viu subir as ocorrências de pessoas perdidas em matas e também de suicídios. Nestes dois casos o aumento entre 2017 e 2018 foi de 90% e 135%, respectivamente.

O Gost é dividido em grandes áreas. A de operações terrestres fica responsável por mapear pessoas perdidas em trilhas, montanhas ou matas, número que, segundo o chefe de Operações Terrestres do Gost, o tenente Luiz Henrique Vojciechovski, tem crescido consideravelmente nos últimos anos – saltou de 27 ocorrências em 2017 para 51 em 2018, um aumento de 90%.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

“Fomos mais acionados, principalmente por causa da Serra do Mar. O Paraná tem tradição no montanhismo, além de os esportes de aventura e ecoturismo estarem crescendo, com uma procura bem grande por parte das pessoas”, diz Vojciechovski. “Outro ponto que explica o maior número de atendimentos é que a população também está conhecendo mais o nosso trabalho, solicitando a nossa ajuda”, completou.

Mas, é a questão dos suicídios que vem chamando mais a atenção. Houve um aumento nas estatísticas, passando de 12 casos em 2017 para 28 em 2018 (incremento de 135%). E até o final de maio deste ano já foram 14 atendimentos realizados. “Foram pessoas querendo se jogar de prédios, viadutos, pontes e passarelas. Felizmente, em todas as ações obtivemos êxito, e convencemos estas pessoas”, disse.

 

Com Bem Paraná 

TOPO