Fale com a gente

Paraná Veja quais

Cinco universidades do Paraná estão em ranking das melhores do mundo

Publicado

em

(Foto: André Filgueira/UFPR)

Cinco universidades do Paraná estão entre as 8,3% melhores instituições do mundo em um total de 20.966 avaliadas. São elas: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também estão na lista a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPPR).

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global elaborada pelo Center for World University Rankings (CWUR), divulgada nesta semana. A UFPR subiu 3 posições no ranking mundial e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo. EM segundo lugar vem a UEM, entre 6,3% melhores institituições, depois a UTFPR (7%), UEL (7,2%) e PUCPR (8,3%).

Melhores da América Latina

A UFPR está classificada como a 17ª melhor universidade da América Latina e Caribe. É a sexta colocada entre as universidades federais, a nona universidade entre todas as públicas e privadas do Brasil e a primeira colocada no estado do Paraná. O ranking registra, ainda, que a UFPR está na posição 763ª das 20.966 instituições avaliadas e, na área de pesquisa, está na 726ª posição, avançando seis posições em relação à última edição do ranking.

“Imagino que a comunidade da UFPR deva estar orgulhosa do extraordinário progresso alcançado pela nossa instituição no ranking internacional CWUR. Subimos três posições, no ranking mundial, consolidando nosso lugar entre as 3,7% melhores universidades do mundo. Essa conquista é resultado da dedicação e do trabalho coletivo de toda a nossa comunidade acadêmica e que reflete nosso compromisso com a excelência”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

O reitor concluiu ainda que este ranking também demonstra a força e o papel das universidades públicas brasileiras, manifestando que “mais uma vez as universidades públicas do país se destacaram em ranking global, reafirmando nosso papel fundamental na produção de conhecimento e importância acadêmica. Esse resultado reitera que é nas universidades públicas que as pesquisas prosperam, impulsionando não apenas o avanço científico, mas também o progresso social e econômico do nosso país”.

Sistema CWUR

O sistema CWUR, elaborado por uma consultoria dos Emirados Árabes Unidos, avalia universidades e faculdades em quatro quesitos: educação, empregabilidade, corpo docente e pesquisa. Na área de pesquisa, são medidas a produção científica, publicações de alta qualidade em periódicos de primeira linha, influência e número de artigos citados. O sistema de classificação utiliza indicadores objetivos, sem depender de submissões de dados universitários, analisando 62 milhões de pontos de dados.

A primeira instituição no ranking 2024 é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com nota 100. Em seguida, está o Massachusetts Institute of Technology (MIT), também dos EUA, com média 96,8. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é a primeira da lista, com nota 81,2, e a UFPR aparece na 9ª colocação nacional entre universidades públicas e privadas, com média de 72,1.

Os dados das melhores instituições de ensino superior do mundo, do ranking CWUR, podem ser acessados em aqui.

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente