Fale com a gente

Paraná Momento de cautela

Clima seco preocupa triticultores paranaenses

Publicado

em

Segundo Cepea, em algumas praças do Estado os valores do cereal atingiram os maiores patamares do ano em termos nominais (Foto: Arquivo/OP)

Ainda que de forma tímida, o semeio de trigo já se iniciou em algumas regiões do Paraná acompanhadas pelo Cepea. No entanto, o clima seco no Estado tem deixado produtores cautelosos quanto a um possível atraso no avanço das atividades. No Rio Grande do Sul, o semeio deve se iniciar em maio, mas agentes consultados pelo Cepea ainda estão indecisos quanto à área destinada ao cereal. De um lado, produtores que conseguem remunerações mais atrativas podem elevar o cultivo, mas, de outro, a baixa liquidez deste mercado frente ao de outros grãos tende a reduzir o semeio.

Quanto aos preços, seguem em alta no mercado brasileiro. Em algumas praças, como Norte, Oeste e Sudoeste do Paraná e Ponta Grossa, os valores atingiram os maiores patamares do ano em termos nominais. No estado sul-rio-grandense, os maiores preços do ano também foram verificados em Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa. Colaboradores do Cepea reportam que essas novas valorizações se devem ao incentivo de semeio do trigo das cooperativas, apesar das incertezas climáticas.

 

Com Cepea

Copyright © 2017 O Presente