O Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, de Nova Santa Rosa, garantiu o 3º lugar no 1º Desafio de Robótica Paraná, competição promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) por meio do programa Robótica Paraná, realizado em Toledo, na sexta-feira (14). O evento reuniu estudantes de escolas estaduais dos 16 municípios do Núcleo Regional de Educação de Toledo e teve como objetivo incentivar o interesse dos jovens em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Equipe
A equipe do Gaspar Dutra participou na categoria “Robô Cabo de Guerra” com o robô “GD Tractor”, desenvolvido durante as aulas de Robótica II, realizadas no contraturno escolar. O projeto foi coordenado pela professora Ianka Hein e construído pelos alunos Aline Hennig, Dhyogo Gabriel Lange, Douglas Rocha, Guilherme Neitzke, Isaque Tehlen Souza e Yasmin Gabriele Koch.
O representante do colégio na competição foi o estudante do 9º ano Isaque Tehlen Souza, que junto com o aluno Douglas Rocha, também do 9º ano, teve papel de destaque no processo de construção do robô, de acordo com a professora Ianka. Ela conta que participar do desafio foi uma experiência enriquecedora, permitindo aos alunos aprender na prática e conquistar um resultado expressivo.
Premiação
Como premiação, o colégio recebeu um troféu e um kit Robótica Paraná 2025, que ficará disponível para novas turmas aprofundarem seus conhecimentos neste e no próximo ano. “O kit traz componentes modernos para montagem e programação de robôs, máquinas e dispositivos eletrônicos, fortalecendo o ensino de robótica, engenharia e programação de forma prática e interativa”, explica a professora Ianka.
Contraturno
As aulas de robótica são ofertadas no contraturno para alunos do ensino fundamental, enquanto as aulas de programação integram o itinerário de exatas no ensino médio, beneficiando todo o colégio. Para a professora Ianka, o prêmio reafirma a importância da educação tecnológica e incentiva ainda mais os estudantes a explorarem o universo da inovação.




Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
