O Presente
Paraná

Com alta de 34%, excesso de velocidade é principal causa de multas no Paraná

calendar_month 4 de maio de 2018
2 min de leitura

Excesso de velocidade foi a infração de trânsito mais registrada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) no primeiro trimestre deste ano no Paraná. Em comparação ao mesmo período de 2017, o número de multas cresceu 34%.

Segundo o Detran, nos primeiros três meses deste ano, os radares flagraram no estado 228.539 mil veículos transitando em velocidades até 20% superiores ao limite máximo. No ano passado, foram 170.500.

Multas por não identificação do condutor infrator; por avançar o sinal vermelho; por estacionar em local proibido; e por não fazer o registro do veículo em 30 dias quando a propriedade é transferida também estão entre as cinco infrações mais comuns.

Ranking de multas

Veja abaixo o ranking deste primeiro semestre, divulgado pelo Detran:

  •  – Transitar em velocidade superior à maxima permitida em até 20%: 228.539 multas;
  •  – Não identificação do condutor pessoa jurídica: 93.266 multas;
  • 3º – Avançar o sinal vermelho do semáforo: 58.929 multas;
  •  – Estacionar em desacordo com a regulamentação: 49.062 multas;
  •  – Deixar de efetuar o registro do veículo em 30 dias, quando for transferida a propriedade: 46.006 multas.

Neste ano, diferentemente de 2017, a multa pelo condutor deixar de usar o cinto de segurança não apareceu nas cinco primeiras posições do ranking. Veja abaixo o ranking do primeiro trimestre do ano passado:

  • 1º – Transitar em velocidade superior à maxima permitida em até 20% – 170.500;
  • 2º – Estacionar em desacordo com a regulamentação: 60.529;
  • 3º – Deixar de efetuar o registro do veículo em 30 dias, quando for transferida a propriedade: 44.707;
  •  – Avançar o sinal vermelho do semáforo: 34.175;
  • 5º – O condutor deixar de usar o cinto de segurança: 29.086.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, neste primeiro trimestre do ano, a maioria das multas também foi por excesso de velocidade. O número de motoristas multados subiu de 5.342 para 9.418 – um aumento de 76,3 em relação a 2017.

“Esse aumento é bem preocupante porque ele evidencia que os motoristas estão abusando do limite da velocidade e não estão respeitando a sinalização da via”, explica o coordenador de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), João Pontes.

Ainda de acordo com ele, não houve aumento no número de radares da cidade. “A gente continua com o mesmo número de equipamentos, o que reforça a falta de cuidado do motorista”, explica.

Com informações G1 PR

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.