Fale com a gente

Paraná Assembleia Legislativa

Comissão Especial vai acompanhar embargo da União Europeia à carne de frango

Publicado

em

Requerimento para criação da comissão é de autoria do deputado Ratinho Júnior, subscrito por mais 17 deputados, durante a sessão plenária de segunda-feira (23) (Foto: Sandro Nascimento/Alep)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), determinou a constituição de uma Comissão Especial para discutir os embargos da União Europeia à carne de frango paranaense, após a apresentação de um requerimento de autoria do deputado Ratinho Júnior (PSD), subscrito por mais 17 deputados, durante a sessão plenária de segunda-feira (23).

O objetivo é que o Poder Legislativo marque posição e faça uma manifestação firme e direta contrária ao veto europeu, uma vez que o Paraná é o principal criador e exportador nacional de frangos. “Determino, portanto, que a comissão seja constituída para que faça o devido acompanhamento deste assunto, que é de extrema relevância para o Paraná”, disse Traiano.

A comissão pretende, conforme previsão no requerimento aprovado, verificar a situação de embargos à comercialização do frango, bem como a sua repercussão no mercado brasileiro. Para o deputado Ratinho Júnior, dos 20 frigoríficos atingidos pela medida, ao menos oito deles são paranaenses e podem sofrer um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão, além do total desestímulo para o segmento.

Diversos parlamentares, entre eles Guto Silva (PSD), Elio Rusch (DEM), Anibelli Neto (PMDB), Pedro Lupion (DEM) também fizeram manifestações em defesa da criação e da exportação paranaense das aves e criticaram o embargo da União Europeia.

A Comissão Especial será suprapartidária, devendo ser composta por sete deputados, e vai contar com total apoio de outras comissões técnicas e temáticas do Legislativo, a exemplo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e dos blocos Parlamentar Agropecuário e Parlamentar da Agricultura Familiar.

 

Derrubada de preços

Conforma Ratinho Junior, o Paraná, por ser o maior produtor e exportador de frango do Brasil, foi afetado economicamente pela medida, o que levou à instauração dessa comissão. Para ele, esse embargo pode ter sido motivado por questões comerciais. “O Paraná segue rigorosamente todos os padrões internacionais de qualidade. Esse embargo tem como única justificativa forçar a derrubada dos preços do frango brasileiro para o mercado europeu”, afirmou.

As cooperativas do setor se mostraram preocupadas com esse embargo internacional, mas o deputado Ratinho Junior garante que o Paraná vai buscar uma resposta para esse embargo. “Tenho conversado com as cooperativas e o setor garante a qualidade do frango. Por isso, com essa comissão especial, vamos buscar as respostas para esse embargo que, ao que tudo indica, é um jogo comercial. E o Paraná não pode aceitar esse jogo”, argumentou.

 

Com assessoria/Alep

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente