Paraná TROCA DE DADOS

Comunidade portuária do Paraná discute sistema de integração

(Foto: Claudio Neves/AEN)

Empresários que importam e exportam produtos via Porto de Paranaguá participaram nessa sexta-feira (13) de uma discussão sobre a implantação de um sistema de troca de dados da comunidade portuária. Paranaguá foi escolhido entre quatro portos brasileiros para receber o projeto, que faz parte de um programa do governo britânico para facilitar o comércio internacional com o Brasil.

“A intenção é integrar os diferentes agentes envolvidos e dar maior eficiência aos terminais portuários do país”, explica o secretário nacional de portos, Diogo Piloni, que apresentou o projeto em Brasília.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Segundo o diretor empresarial da empresa pública Portos do Paraná, André Pioli, o debate com empresários, autoridade portuária e órgãos de fiscalização é essencial para a construção de um sistema eficaz. “O projeto deve ser construído com a participação de todos e permitir a troca de dados e agilidade na comunicação entre as partes”, disse.

A reunião em Paranaguá, reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Anvisa, Receita Federal, ProComex, importadores, exportadores, cooperativas e empresas de transporte.

 

PLATAFORMA PCS

O Port Community System é uma plataforma que conecta múltiplos sistemas usados por diferentes organizações envolvidas na atividade portuária. Os modelos podem variar para cada porto, mas o objetivo é integrar dados de toda cadeia logística.

“Nosso objetivo é reduzir o tempo atual de importação e exportação, que em média no Brasil é de 10 dias. A meta é diminuir um dia na exportação e dois dias na importação”, adianta John Edwin Mein, coordenador da Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior.

Nesta primeira fase devem ser definidos e mapeadas atividades e oportunidades de melhorias, depois serão mapeados os problemas elencados pela comunidade portuária, para então aplicar os resultados na criação de um sistema de troca de dados.

 

Com Agência de Notícias do Paraná

TOPO