Fale com a gente

Paraná A partir de hoje

Covid-19: cirurgias eletivas são suspensas por 30 dias no Paraná

Publicado

em

(Foto: Reprodução/RPC)

As cirurgias eletivas no Paraná, na rede pública e privada, estão suspensas por 30 dias, a partir desta segunda-feira (1º), conforme resolução publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A medida foi anunciada com o decreto estadual, que determinou medidas restritivas após o avanço da pandemia do novo coronavírus. As cirurgias eletivas são procedimentos que não são emergenciais e também foram suspensas em meses anteriores por causa da Covid-19.

De acordo com a secretaria, a suspensão não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia. Além dos exames considerados necessários, em caráter de urgência.

O objetivo da resolução é ajudar a evitar o colapso do sistema no estado, assegurando estoque de medicamento anestésico e reduzindo a demanda por leitos hospitalares, conforme a Sesa.

“Para poupar medicamentos para pacientes entubados e que precisam ficar na UTI. Estamos com um gigantesco represamento de cirurgias. Vão ficar de fora as cirurgias que não levam leitos de UTI. Cirurgias oftalmológicas, eletivas que não podem esperar, oncologia, cardio, doenças que podem apresentar uma piora do quadro”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

A resolução suspende a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares com demanda de terapia intensiva no pós-operatório.

De acordo com a Sesa, a suspensão temporária poderá ser estendida ou reduzida conforme a situação epidemiológica e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria no estado.

Conforme o boletim de domingo (28), o Paraná chegou a 11.581 mortes e 642.425 casos confirmados por Covid-19.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente