O Presente
Paraná

Cruzeiro do Oeste guarda fósseis de animais pré-históricos e dinossauros

calendar_month 11 de março de 2022
2 min de leitura

A cidade de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, é berço de um paraíso paleontológico, onde pesquisadores já encontraram cinco espécies de animais pré-históricos, incluindo dinossauros.

A diretora do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste, Neurides Martins, conta que ainda há muito a ser explorado no sítio paleontológico da cidade. Em entrevista ao PodParaná ela contou mais detalhes de como as pesquisas começaram.

O primeiro fóssil foi encontrado em 1971, mas só foi de fato estudado para identificação de uma espécie pré-histórica 40 anos depois.

A família que achou o primeiro fóssil de Cruzeiro do Oeste o encontrou enquanto estava retirando uma pedra de uma estrada rural. No momento em que a rocha foi quebrada, perceberam ossos petrificados.

“Eram dois crânios de pterossauros, que são répteis voadores. Esse foi o primeiro material encontrado e que começou toda essa pesquisa, toda essa corrida aqui em Cruzeiro do Oeste”, disse Neurides.

O pterossauro recebeu o nome de Caiuajara dobruskii, fazendo referência ao arenito caiuá, típico da região, além da família Dobruskii, que encontrou o fóssil.

Mais tarde, os pesquisadores também descobriram o primeiro dinossauro do Paraná, batizado de Vespersaurus paranaensis.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.