O Presente
Paraná

Curitiba registrou volumes extremos de chuva na terça-feira durante tempestade de verão

Uma tempestade de verão atingiu a capital paranaense entre as 17 e as 19 horas e, mais tarde, outra tempestade atingiu cidades do Litoral


calendar_month 4 de fevereiro de 2026
3 min de leitura

Volumes de chuva considerados extremos foram registrados em Curitiba entre o fim da tarde e o início da noite desta terça-feira (3). Uma tempestade de verão atingiu a capital paranaense entre as 17 e às 19 horas e, mais tarde, outra tempestade atingiu cidades do Litoral.

A estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no bairro Jardim das Américas em Curitiba, registrou 43 milímetros de chuva nesta terça-feira. As estações meteorológicas da prefeitura registraram no Bairro Novo 84,4 milímetros, no Boa Vista 48 milímetros, no Boqueirão 43,2 milímetros, no Cajuru 41,8 milímetros, na CIC 49,2 milímetros, no Alto da XV 41 milímetros, no Centro 49,8 milímetros, no Caximba 26,1 milímetros, no Pinheirinho 53 milímetros, no Portão 44,2 v, em Santa Felicidade 40 milímetros, e no Tatuquara 33,2 milímetros.

É necessário relacionar o volume de chuva captado pelas estações com o espaço de tempo da precipitação, para entender a intensidade da chuva. O limiar definido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aponta que volumes de chuva entre 3,6 milímetros e 11,4 milímetros em 15 minutos são considerados moderados; entre 11,4 milímetros e 20 milímetros em 15 minutos são considerados fortes; entre 20 milímetros e 28 milímetros no mesmo espaço de tempo são intensos; e acima de 28 milímetros em 15 minutos são considerados extremos.

Nesta terça-feira em Curitiba, os bairros Boa Vista e Centro registraram 19 milímetros de chuva em 10 minutos. No mesmo curtíssimo espaço de tempo o bairro Cajuru registrou 17 milímetros, Portão 17,4 milímetros, Santa Felicidade 17,6 milímetros, CIC 15 milímetros, e Alto da XV 16,3 milímetros, configurando chuva intensa a extrema.

“Foi uma terça-feira de tempo bem típico de verão, com pancadas fortes de chuva e ocorrência de muitos raios. A chuva foi bastante persistente, principalmente entre as 17 e as 19 horas na capital, e horas depois na área litorânea do Paraná, com valores acumulados ainda mais altos”, afirma Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Temporais isolados também foram registrados em outras regiões do estado. Durante toda a terça-feira (3), os maiores acumulados de chuva, além de Curitiba, foram em Antonina (29 milímetros), Assis Chateaubriand (44,6 v), Campo Mourão (53,4 milímetros), Cerro Azul (38,4 milímetros), Guaratuba (94,2 milímetros), Marumbi Pico (34 milímetros), Morretes (62,8 milímetros), Pinhão (56,4 milímetros), Toledo (53 milímetros), Ubiratã (42,8 milímetros), Pontal do Paraná (98,8 milímetros), Paranaguá (60,4 milímetros) e Guaraqueçaba (36,6 milímetros).

Foto: Simepar

Previsão

Todo o Estado, incluindo a região da Capital, estava sob risco moderado, e o Litoral sob risco alto para tempestades na terça-feira no aviso meteorológico emitido pelo Simepar, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Para esta quarta-feira (4), o risco segue moderado em toda a faixa Leste, de Santo Antônio da Platina até a Lapa, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. O risco é baixo no resto do estado, com exceção do Sudoeste, que está fora de risco.

“Nesta quarta-feira a situação atenua bastante. Na região litorânea o monitoramento segue mais intenso, pois um sistema de baixa pressão pode provocar mais instabilidade, porém com um volume de chuva inferior a esses últimos dias. Em Curitiba as chuvas também acontecem entre tarde e noite, mas com volume mais baixo do que terça”, explica Lizandro.

Entre quinta (5) e sexta-feira (6), com predomínio de ar mais seco, a elevação das temperaturas será o destaque, e as chuvas vão diminuir. No Oeste e no Sudoeste, especialmente a partir de sexta-feira, as temperaturas ficarão bem acima dos 30°C.

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.