No Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta quinta-feira, 17 de outubro, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para importância da imunização. As vacinas protegem contra doenças imunopreveníveis em todos os ciclos da vida, desde o nascimento. O Paraná possui mais de 1.800 salas de vacinas distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios, por todo o Estado.
O Calendário Nacional de Vacinação contempla 20 imunizantes na rotina, abrangendo crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Entre as doenças que possuem vacinas, estão a Covid-19, influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras enfermidades graves que podem levar à morte.
“O Dia Nacional da Vacinação é uma data emblemática para todos nós, que somos da saúde. Desde a implementação do Plano Nacional de Imunização, o Brasil se tornou uma referência nesta área para o mundo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Muitas vezes a vacina significa a diferença entre a vida e a morte, e por isso essa celebração também é momento de conscientização”, afirma.
Dados
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação em todo o país e estipula metas de cobertura vacinal. Para as vacinas BCG e Rotavírus, a meta é de 90% de cobertura e para as demais, 95%. No último ano, o Paraná atingiu a cobertura necessária nos imunizantes BCG, Meningo C (meningite e a meningococcemia), Rotavírus e Tríplice viral. Este ano, o Estado alcançou a cobertura necessária apenas para a Vacina Meningo C.
Em 2023, as coberturas vacinais do Parana foram: BCG – 91%; Febre Amarela (para pessoas acima de 1 ano) 82%; Hepatite A 89%; Hepatite B (acima de 30 dias de vida) 83%; Menincocócica conj. C (maior de 1 ano) 95%; Pentavalente (maior de 1 ano) 91%; Pneumocóccica (maior de ano) 93%; Poliomielite (maior de 1 ano) 92%; Rotavírus Humano 91%; Tríplice Viral D1 96%.
Este ano, dados preliminares apontam as seguintes coberturas: BCG 89%; Febre Amarela 62%; Hepatite A 85%; Hepatite B 90%; Menincocócica 103%; Pentavalente 87%; Pneumocóccica 83%; Poliomielite 86%, Rotavírus Humano 85%; Tríplice Viral D1 94%.
Campanhas
Além das vacinas de rotina, anualmente o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promove campanhas específicas de vacinação, como é o caso da Influenza e, nos últimos anos, da Covid-19. Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza registrou 3,2 milhões de vacinas aplicadas no Paraná dentre os mais de 4,5 milhões de pessoas elencadas como público-alvo. A cobertura da campanha foi de 55,96%, sendo que o necessário era de 95% deste público.
Segundo o Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou, até esta quarta-feira (16), mais de 29,8 milhões de vacinas contra a Covid-19. Além disso, o Estado também registrou 2 milhões de vacinas bivalentes.
O Paraná se mantém como o quinto estado com o maior número de vacinas aplicadas, atrás da Bahia com 36.147.760 doses aplicadas, Rio de Janeiro com 42.345.767, Minas Gerais com 53.276.782 e São Paulo com 131.372.463. Ao todo, o Brasil já registrou a aplicação de 522 milhões de vacinas contra a Covid-19.
As vacinas ofertadas na rotina pelo SUS, são
BCG
Hepatite B
Pentavalente
Pólio inativada (VIP)
Rotavírus
Pneumo 10
Meningo C
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
DTP
Hepatite A
Varicela *
Difteria e tétano adulto (dT)
Meningocócica ACWY
HPV quadrivalente
dTpa
Influenza (ofertada durante Campanha anual)
Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)
Covid-19.
Com Agência de Notícias do Estado do Paraná