Fale com a gente

Paraná Assistência

Dia do Índio: projetos de Itaipu na região beneficiam 320 famílias

Publicado

em

Desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural está entre os Objetivos Estratégicos de Itaipu. (Foto: Marlene Curtis)

Algumas atividades relativas ao Dia do Índio, comemorado neste domingo (19), não aconteceram neste ano nas aldeias guaranis assistidas pela margem brasileira de Itaipu, por causa da pandemia de covid-19. No ano passado, a 18ª Semana Cultural Indígena da Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, mobilizou 46 escolas e 2.300 visitantes.

Além da Ocoy, a Itaipu ajuda as comunidades Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste. No total, são cerca de 320 famílias e 1.250 pessoas beneficiadas, dentro do projeto Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD).

Um dos focos é apoiar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural, ação alinhada ao Objetivo Estratégico nº. 8 de Itaipu. Os resultados falam por sim. Hoje, 660 jovens estudam nas escolas indígenas das três aldeias e 20 jovens indígenas da Aldeia do Ocoy fazem universidade.

Quer conhecer um pouco mais sobre este trabalho de Itaipu? Leia abaixo o texto encaminhado pela coordenação do projeto.

 

SUSTENTABILIDADE DAS COMUNIDADES INDÍGENAS

Os guaranis das aldeias indígenas assistidos pela Itaipu Binacional vivem em três áreas denominadas Tekoha Ocoy em São Miguel do Iguaçu, Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste, e acolhem atualmente cerca de 320 famílias e 1.250 pessoas, que participam das atividades do Projeto Sustentabilidade das Comunidades Indígenas. Os objetivos incluem melhorar a infraestrutura das aldeias, fortalecer a autonomia, identidade étnica e cultural, apoiar a produção agrícola e pecuária, monitorar a nutrição infantil de 0 a 5 anos e contribuir para a valorização das tradições. Os resultados desse projeto são sentidos em várias áreas, incluindo a implementação do artesanato em escala comercial (fornecendo cursos e local apropriado para a atividade) e a melhoria da saúde e da educação indígenas.

As comunidades indígenas são diferenciadas internamente pela maneira como manifestam a cultura, a organização social e política, a língua e, ainda, a forma de praticar a religião. A organização social, o artesanato e os cantos são as principais manifestações culturais do povo guarani. Para fortalecer a educação, a Itaipu Binacional tem firmado convênios com as escolas indígenas com o objetivo de atender as necessidades da comunidade local, garantindo o acesso a ensino para todas as crianças em idade escolar e estimulando o acesso ao ensino técnico e universitário, respeitando os valores culturais da etnia Avá Guarani, tanto em sala de aula quanto no cotidiano dos alunos.

Dentre as atividades realizadas em parceria com a escola está a comemoração do dia do Índio em abril, com a semana cultural indígena. No ano passado, na 18º Semana Cultural Indígena da Tekoha Ocoy, durante os três dias de atividades a aldeia recebeu 46 escolas, 2.300 visitantes, o que gerou uma renda com os ingressos de R$ 7.638. Em 2020 não será possível a realização da semana cultural nas aldeias em função da pandemia do coronavírus. Neste contexto, um dos universitários indígena da Aldeia do Ocoy produziu um vídeo em guarani para alertar e orientar a comunidade sobre o coronavírus (https://youtu.be/rSKWVctcqp0).

A Itaipu Binacional reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, alinhadas ao seu Objetivo Estratégico 8: fomentar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural na área de influência, consideradas as especificidades de cada país. Com a certeza que estamos fazendo a diferença na vida das comunidades indígenas, hoje são 660 jovens que estudam nas escolas indígenas das três aldeias e 20 jovens indígenas da Aldeia do Ocoy que fazem universidade.

 

Com Itaipu

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente