Fale com a gente

Paraná Academia Guatupê

Dilceu Sperafico é agraciado com a Medalha Coronel Sarmento

Publicado

em

Foto: Divulgação

O deputado federal licenciado e chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Dilceu Sperafico (PP), esteve entre as autoridades agraciadas com a Medalha Coronel Sarmento, nas comemorações do Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, o Coronel Sarmento.

O evento foi realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, símbolo de ensino e disciplina da Polícia Militar, na quinta-feira (17). A cerimônia contou com participação de comandantes da corporação e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Sperafico representou a governadora Cida Borghetti na solenidade, onde policiais militares estaduais foram agraciados com honrarias e medalhas por seus méritos no serviço à comunidade.

“O coronel Sarmento é ícone para a corporação, símbolo de coragem, de servir à sociedade, pois sofreu em seu próprio corpo feridas em razão das batalhas que lutou, e não tem como deixar de reverenciar alguém que é referência para toda a Polícia Militar, então todos os anos comemoramos essa data”, disse a comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha.

Durante a cerimônia a Polícia Militar prestigiou oficiais e praças da corporação que concluíram 30, 20 e dez anos de serviços prestados com  medalhas “Policial Militar” de ouro, prata e bronze.

Também foram condecoradas com a medalha Coronel Sarmento, maior honraria da corporação, e a medalha Mérito, personalidades da sociedade civil e militares estaduais que contribuíram de alguma forma para a segurança pública.

O coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912.

A coronel Audilene também foi homenageada e recebeu a medalha Tenente Max Wolf Filho, da Legião Paranaense do Expedicionário, condecoração histórica constituída pelos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Presenças

Participaram do evento, além do chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; a secretária estadual da Educação, Lucia Cortes; o secretário estadual de Segurança Pública, Júlio Reis; o superintendente da Abin, Roberto Ferreira Miranda; o deputado estadual Rubens Recalcatti; o delegado-geral da Polícia Civil, Nailor Gustavo de Lima; o comandante do 20º BIB, coronel Gelson Rolim; o comandante do Comando Militar do Exército, coronel Mesquita, representando o general Alessio; coronel Mauricio Lederer, o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o comandante da APMG, coronel Mauro Celso Monteiro; o coronel Iberê índio do Brasil; o desembargador do Tribunal de Justiça, Mario Ramidoff; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Gilberto Ferreira; o juiz federal da 14ª Vara Federal, Marcos Josegrei; representante do Cindacta II, tenente-coronel Cícero; presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o presidente da Associação dos Magistrados; Geraldo Dutren; o presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Raquel Reniê; Presidente da Assofepar, coronel Izaias de Farias; o presidente da AVM, coronel Washington Alves da Rosa, além de oficiais e praças da Corporação.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente