O Presente
Paraná

Domingo no Paraná terá chuva no Leste e calor nas demais regiões

Instabilidades atuam principalmente entre o fim da manhã e o início da tarde.


calendar_month 1 de fevereiro de 2026
2 min de leitura

Áreas de instabilidade atmosférica provocaram pancadas de chuva e trovoadas no Leste do Paraná, especialmente entre a madrugada e o início da manhã deste domingo (1º). Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Leonardo Zucuni Furlan, os primeiros núcleos se formaram na região de Ponta Grossa e Castro, avançando posteriormente em direção ao Leste do estado.

“Temporais localizados foram registrados, mas o predomínio foi de chuvas isoladas com trovoadas”, explica Furlan. No momento, conforme o meteorologista, a chuva ocorre de forma pontual na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no litoral, sem grandes volumes generalizados.

(Foto: Arnaldo Neto/AEN)

Apesar disso, a instabilidade deve persistir. “Situações pontuais devem continuar ocorrendo nas próximas horas, mas é entre o final da manhã e o início da tarde que as chuvas ganham intensidade no estado, ainda que de maneira irregular”, destaca.

Durante o amanhecer, as temperaturas apresentaram variação significativa entre as regiões. De acordo com o Simepar, os termômetros marcaram valores acima dos 22 °C no Norte e Noroeste, em torno de 20 °C no Oeste e abaixo dessa marca nas demais regiões. As temperaturas mais amenas foram registradas no Centro-Sul, com destaque para Guarapuava e Palmas.

(Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Já no Litoral, a instabilidade foi mais intensa ao final da noite de sábado. A meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz, relata que uma área de instabilidade mais organizada atingiu a região de Guaratuba, com chuva forte em curto intervalo de tempo e elevada incidência de descargas atmosféricas. “Atualmente, observa-se maior cobertura de nuvens baixas entre a RMC e o Litoral, com ocorrência de chuva fraca e ocasional. Nos Campos Gerais, há registro de pancadas isoladas, enquanto no interior do estado predomina o tempo estável, com céu aberto”, pontua.

Imagens do satélite GOES-19, utilizadas pelo Simepar, confirmam o padrão atmosférico observado, com maior concentração de nebulosidade e instabilidade no Leste paranaense.

O Presente

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.