Paraná Poucos inscritos

Eleições 2020: número de mesários voluntários no Paraná está abaixo da média nacional

(Foto: Divulgação)

Número de mesários voluntários no Paraná está abaixo da média nacional. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), 13,8 mil pessoas se inscreveram como voluntárias para as eleições municipais de 2020 no estado, quando serão necessários cerca de 110 mil mesários.

De acordo com o tribunal, historicamente cerca de 40% do efetivo de mesários no estado é composto por voluntários, enquanto a média nacional é de 60%.

Casa do Eletricista – RETOMA

Em 2018, a proporção de voluntários no estado foi ainda menor do que a média histórica: 39 mil dos 128 mil que foram chamados para trabalhar nas eleições eram voluntários, o que representa 31% dos mesários.

Para que possam participar das eleições municipais em outubro de 2020, os interessados devem se inscrever até o início de junho, que é quando os juízes eleitorais de cada cartório fazem as convocações pelo sistema eleitoral.

De acordo com o TRE-PR, as inscrições podem ser feitas no site do tribunal. Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos que não tenham débitos com a Justiça Eleitoral.

 

Os mesários que trabalham nas eleições têm alguns benefícios, como:

Dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário;
Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
Crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior;
Vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital;
Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.
De acordo com o TRE-PR, a vantagem de ter uma proporção maior de voluntários, é que menos pessoas precisam ser convocadas para trabalhar nas eleições.

Restrições
De acordo com o TRE-PR, não podem ser mesários candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, policiais ou funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO