Fale com a gente

Paraná Saúde pública

Em tempos de coronavírus, Paraná alerta para aumento de sarampo

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Paraná registrou 753 novos casos de sarampo desde o início de agosto do ano passado, de acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. São 105 novas confirmações de dezembro a fevereiro. Ao todo, são 2.992 casos notificados e 1.711 casos em investigação. Curitiba e Região Metropolitana se destacam com 90,35% dos casos confirmados, ou seja, há 805 pacientes com sarampo na capital, sendo que a faixa etária com maior incidência da doença concentra-se entre 20 e 29 anos. Em 2019 foram confirmadas 9 mortes no Paraná, este ano a óbito por conta da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Transmitido por meio da respiração, fala, tosse e espirro, o vírus pode levar a complicações como meningite e pneumonia. Os sintomas mais comuns envolvem febre alta, tosse, dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição.

A vacinação deve ser realizada em crianças com 6 a 11 meses de idade. Pessoas entre 1 e 29 anos devem receber duas doses da vacina tríplice viral. Já pessoas que têm entre 30 e 59 anos, precisam de apenas de uma dose.

O Laboratório Frischmann Aisengart – que integra a Dasa, coloca a diretora médica, Dra. Myrna Campagnoli à disposição da imprensa para falar sobre o tema. A especialista pode explicar as medidas de prevenção, sintomas e a vacinação contra o sarampo.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente