O Presente
Paraná

Endividamento dos paranaenses baixa para 86,8% em fevereiro

Contas em atraso e incapacidade de pagamento também mostraram melhora


calendar_month 9 de março de 2018
3 min de leitura

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), aponta queda no endividamento no Paraná em fevereiro. No mês passado, 86,8% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida. O indicador baixou 3,44% na comparação mensal, e ficou levemente acima do patamar registrado em fevereiro de 2017, quando 86,2% dos consumidores estavam endividados. Como de costume, o endividamento do estado está bem acima da média nacional, que ficou em 61,2% em fevereiro, o quinto mês consecutivo de queda.

A concentração de famílias com contas em atraso no Paraná baixou de 30,6% em janeiro para 29% em fevereiro, bem como a falta de condição de pagamento, que caiu de 11,4% para 11,1%. Comparados ao ano anterior, as contas em atraso (26,5%) e a falta de condições de pagamento (10,8%) eram menores.

No Paraná, a maior concentração de dívidas está nas famílias de maior poder aquisitivo, com 90,5%, ante 86% entre as famílias de menor renda. As contas em atraso são relatadas por 17,3% das famílias de maior renda, contra 31,4% na faixa de renda até 10 salários mínimos. O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas também é maior entre as classes C, D e E, com 11,6%, ante 7,7% nas classes A e B.

Tipo de dívida

O cartão de crédito permanece como o tipo de dívida mais citada, mencionado por 72,1% das famílias paranaenses que se declararam endividadas. Em seguida, figuram na lista o financiamento de carro (10,2%) e financiamento imobiliário (8,8%).

 

Nível de endividamento

Nível de endividamento (% do total de famílias)
  Paraná Geral Nacional
Muito endividado 26,7% 13,6%
Mais ou Menos endividado 45,0% 23,4%
Pouco Endividado 15,2% 24,2%
Não tem dívidas desse tipo 13,2% 38,7%

 

A sensação de endividamento é maior nos paranaenses. De maneira geral, 26,7% se sentem muito endividados, enquanto no âmbito nacional o percentual é de 13,6%. Os que se sentem mais ou menos endividados somam 45% no estado e 23,4% no Brasil. Os que se sentem pouco endividados são 15,2% no estado e 24,2% no nacional. Os que não se enquadram em nenhum tipo de dívida citado na pesquisa somam 13,2% e 38,7%.

Síntese dos resultados (% em relação ao total de famílias)
Mês Paraná Nacional
Total de Endividados % Com contas em atraso % Sem condições de pagar % Total de Endividados % Com contas em atraso % Sem condições de pagar %
Fevereiro de 2017 86,2 26,5 10,8 58,7 24,1 10,2
Janeiro de 2018 89,9 30,6 11,4 61,3 25,0 9,5
Fevereiro de 2018 86,8 29,0 11,1 61,2 24,9 9,7

 

Com informações Fecomércio PR

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.