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Paraná Qualidade de vida

Escolas estaduais terão plano de adequação para infraestrutura

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A proposta busca melhoria na qualidade de vida e de trabalho da comunidade escolar (Foto: Orlando Macedo Jr/Fundepar)

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) apresentou nesta quinta-feira (25), em Curitiba, o Grupo de Trabalho Intersetorial responsável pela elaboração do Plano de Adequação da Infraestrutura Física das Escolas Estaduais. O documento aponta medidas para garantir que os espaços escolares contribuam para o ensino e também respeitem o meio ambiente.

A proposta busca melhoria na qualidade de vida e de trabalho da comunidade escolar. “Uma educação se faz com uma excelente proposta pedagógica, que deve ter apoio em uma excelente infraestrutura escolar. Planejar o investimento nos espaços escolares reflete no ensino dos nossos estudantes”, disse a secretária estadual da Educação, Lucia Cortez.

No encontro foi apresentado o diagnóstico baseado em normas técnicas promovido pela Fundepar com informações das mais de 2,1 mil escolas estaduais. “O resultado apontou a necessidade de mais investimentos na rede elétrica, acessibilidade, saneamento e equipamentos para prevenção de incêndios, e também em ambientes como bibliotecas, cozinhas, refeitórios e laboratórios pedagógicos”, afirmou a assessora técnica Maria Teresinha Ritzmannn.

 

Condições técnicas

Segundo o diagnóstico, feito no primeiro semestre deste ano, através do Sistema de Obras Online, 85% das escolas já apresentam condições adequadas em relação às demandas existentes. Assim, a elaboração do plano deve considerar a necessidade, prioridade, orçamento e prazos de execução para concretização da melhoria da infraestrutura das demais escolas.

A previsão de início do investimento é logo após a aprovação do plano. O prazo para conclusão é de até dez anos. Os recursos financeiros necessários também serão indicados pelo documento e distribuídos neste mesmo período.

 

Sustentabilidade

Outro ponto importante do plano é prever práticas de construção sustentável que venha ao encontro do respeito ao meio ambiente. Segundo a proposta do grupo de trabalho, os prédios e espaços escolares devem ser pensados a partir dos conceitos de sustentabilidade.

As escolas terão construções pensadas para reduzir os impactos ambientais, racionalizar o uso das fontes energia, oferecer tratamentos de efluentes e atentar para os cuidados com rejeitos sólidos para garantir maior qualidade de vida a estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar.

 

Representantes

Além da Fundepar, o grupo de trabalho reúne as Secretarias de Estado da Educação, da Saúde, da Fazenda, do Planejamento, de Infraestrutura e Logística, do Meio Ambiente, além do Ministério Público, Tribunal de Contas, Procuradoria Geraldo Estado, Sanepar, Copel, Paraná Educação, Paraná Edificações, Ipardes e Corpo de Bombeiros.

Ainda estão no grupo de trabalho representantes do Conselho Estadual de Educação, Conselho Estadual de Alimentação Escolas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

Com AEN-PR

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