Copagril
Paraná INOVAÇÃO

Especialistas debatem avanços na área de ciência de dados

Foto: Divulgação/SETI

Cerca de 300 pessoas participam da segunda edição do Data Science Summit, evento anual organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A abertura da conferência, que debate os principais avanços na área de ciência de dados aconteceu nesta terça-feira (08) no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O evento reúne profissionais, acadêmicos e gestores que utilizam o tratamento de dados em áreas como tecnologia da informação, engenharia elétrica, eletrônica, engenharia e ciência da computação, automação, matemática e estatística.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou a importância de ampliar o debate sobre as tendências de Data Science. Ele afirmou que a ciência e a análise de dados são cada vez mais relevantes e indispensáveis, já que o conhecimento produzido por estas áreas pode embasar a tomada de decisões, tanto na área pública quanto privada.

“Apoiar a inovação faz parte da missão do Tecpar, que já tem uma trajetória importante em pesquisa e desenvolvimento na área de saúde. Nesta gestão, o instituto está reforçando sua atuação em inovação e tecnologia, colaborando com o desenvolvimento tecnológico, científico e econômico do Paraná”, afirmou Jorge Callado.

Para o superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, a ciência de dados é uma tendência atual, que precisa estar em pauta, pois não há como falar em inovação sem falar em dados.

“O dado possibilita andar na direção correta, de forma mais rápida e com menor custo. E esse evento é importante por conta disso. Falamos de um governo mais moderno e inovador, de trazer este tipo de mentalidade para que a gestão pública esteja alinhada com as tendências mundiais”, afirmou Domakoski.

PALESTRAS

A programação da conferência segue até quarta-feira (09) e conta com 14 palestras e duas mesas redondas no encerramento de cada dia do evento.

Os palestrantes são especialistas de empresas públicas e privadas e instituições de ensino, com formações diversas, mas atuantes na área de Ciência de Dados. Entre os temas abordados estão big data; inteligência artificial; machine learning (aprendizado de máquina); métodos estatísticos; robôs de extração de dados; data mining (mineração de dados); data analytics (análise de dados), entre outros.

O Data Science Summit 2019 é organizado pelo Tecpar em parceria com a Paraná Metrologia e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

PRESENÇAS

Também estiveram presentes os diretores do Tecpar Arnaldo da Fonseca (Administração e Finanças), Lindolfo Luíz Junior (Novos Negócios e Relações Institucionais) e Rafael Rodrigues (Indústria e Inovação); o superintendente de Apoio aos Municípios da Governadoria, Ricardo Maia; o assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, André Telles; e a cônsul da Suíça em Curitiba, Manuela Merki.

Com Agência de Notícias do Paraná

TOPO