O Governo do Estado oficializou um investimento de R$ 2,1 milhões nesta terça-feira (10) para viabilizar o projeto “CIA-Agro – Módulo Paraná”. O anúncio foi feito no Show Rural Coopavel, em Cascavel, no estande da UTFPR.
Na prática, o CIA-Agro Módulo Paraná promoverá a implantação de um sistema piloto de agricultura de precisão em cerca de 20 propriedades rurais nas regiões Norte e Oeste do Paraná, onde será realizado o monitoramento de máquinas agrícolas via telemetria e a instalação de sensores para a coleta de dados agronômicos, ambientais e operacionais. O projeto terá duração de 27 meses.
Além do desenvolvimento tecnológico, o projeto foca na disseminação do conhecimento. Estão previstas a criação de vitrines tecnológicas para demonstração de soluções e a realização de eventos e treinamentos voltados para a capacitação de produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes.
A iniciativa é fruto de uma articulação da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A execução será viabilizada pela Fundação Araucária, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A coordenação técnica ficará a cargo do Centro de Inteligência Artificial no Agro (CIA-Agro/UEL).
O projeto integra uma cooperação técnica internacional entre Brasil e Japão, envolvendo a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O projeto paranaense faz parte de uma rede nacional dedicada à organização e análise estratégica de dados agrícolas através de sensores e plataformas digitais.
O projeto conta ainda com uma robusta rede de parceiros, incluindo unidades da Embrapa (Soja, Agricultura Digital e Instrumentação), UTFPR (campus Medianeira e Cornélio Procópio), IDR-Paraná, Fundação ABC e as cooperativas Integrada, C.Vale e Lar, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou que a iniciativa consolida o compromisso do Estado em levar a tecnologia de ponta para quem mais precisa. “Nosso objetivo é democratizar a inovação. Por meio desta articulação com a academia, estamos garantindo que o pequeno e o médio produtor paranaense tenham acesso a ferramentas de inteligência artificial que antes eram restritas aos grandes grupos”, afirmou.
CIA-Agro é o Centro de Inteligência Artificial para a Agricultura da UEL, que atua como a unidade de coordenação técnica e científica do projeto. Ele é estruturado como um NAPI (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação), uma solução sociotécnica da Fundação Araucária que organiza pesquisadores em redes colaborativas para responder a demandas reais de setores estratégicos do Paraná.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, o diferencial do projeto reside no modelo de colaboração em rede. “O CIA-Agro, operando como um NAPI, exemplifica como a união entre pesquisadores e o setor produtivo pode gerar respostas rápidas e eficazes para os desafios do agronegócio. Estamos investindo não apenas em equipamentos, mas na inteligência paranaense para criar um legado de conhecimento que ficará como patrimônio da nossa universidade e do nosso Estado”, destacou.
Com Agência de Notícias do Estado do Paraná
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp