O Presente
Paraná

“Estou toda machucada”, diz jovem que precisou se agarrar em árvore ao ser surpreendida por tornado no Paraná; veja vídeo

Tornado foi no sábado (10). Segundo Simepar, ventos chegaram a 180 km/h e percurso do fenômeno foi de cerca de 1 quilômetro, começando em Piraquara, e não tocando o tempo todo no chão


calendar_month 19 de janeiro de 2026
3 min de leitura

Stefany Nascimento Cordeiro, de 19 anos, relata que ficou com ferimentos depois que foi surpreendida por ventos fortes provocados por um tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Estou toda machucada, toda roxa. […] Fui atingida nas costas por um pedaço do portão de uma empresa que tinha ali. O portão subiu e, quando desceu, quebrou. Um dos pedaços bateu nas minhas costas”, explica.

O tornado foi no sábado, 10 de janeiro. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a intensidade dele foi classificada como F2 na Escala Fujita, que vai até cinco. Conforme o órgão, os ventos chegaram a 180 km/h e o percurso do fenômeno foi de cerca de 1 quilômetro, começando em Piraquara, e não tocando o tempo todo no chão.

Câmeras de segurança registraram o momento. É possível ver quando a jovem caminha no sentido contrário, atravessa a rua e se agarra a uma árvore para tentar se proteger. Em seguida, com a queda de galhos, ela corre e acaba caindo no chão. O vídeo é interrompido na sequência por causa da queda do sinal da câmera, provocada pelo fenômeno.

A jovem voltava do trabalho quando percebeu a força da ventania, no bairro Guatupê, e precisou se agarrar a uma árvore para não ser levada pelo vento.

“Eu tinha saído 17h20 do meu trabalho e indo pro ponto de ônibus. Quando eu notei as telhas voando, pensei em voltar correndo. No que eu voltei correndo, eu me abracei numa árvore […] Eu achei que ia morrer, eu pedia pela misericórdia de Jesus […] Eu achei que não ia sair dessa”, conta.

Tornado causou estragos no município

O tornado que atingiu São José dos Pinhais provocou diversos estragos no município, principalmente no bairro Guatupê. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o tornado atingiu 350 residências e impactou 1,2 mil pessoas. Duas pessoas ficaram levemente feridas.

O bairro Guatupê foi um dos mais atingidos pelo fenômeno. Na região e em outros bairros próximos, as equipes registraram quedas de árvores, danos à rede elétrica, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares de uma empresa. Veja abaixo.

Tornado em São Jose dos Pinhais — Foto: Reprodução

De acordo com o Simepar, os ventos chegaram a 180 km/h.

“Essa escala [F2] vai de 180 km/h até 220 km/h. Então, a gente classifica o tornado como F2 na escala mais baixa, de aproximadamente 180 km/h”, disse o meteorologista Leonardo Furlan.

A classificação feita pela Escala Fujita é usada no Brasil para medir a gravidade dos tornados com base nos danos provocados. Quanto maior for a destruição, maior é a categoria atribuída ao fenômeno. A escala vai de F0 a F5.

Com g1

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.