O Presente
Paraná

Fiep integra projeto que quer reduzir Custo Brasil e injustiças com o consumidor

calendar_month 27 de novembro de 2020
2 min de leitura

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) é uma das entidades integrantes de um projeto que busca soluções efetivas para a redução dos altos custos que pesam sobre o produto brasileiro e causam injustiças ao consumidor. Desenvolvido em parceria entre o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Ministério da Economia, o projeto já calculou que o chamado Custo Brasil faz com que as empresas brasileiras gastem R$ 1,5 trilhão a mais do que gastariam se exercessem suas atividades nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“A indústria brasileira sofre com uma infinidade de custos que se acumulam ao longo das cadeias produtivas e acabam inseridos nos preços de nossos produtos”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “Isso tira a competitividade da indústria nacional, inibe investimentos e, pior, cria uma grande injustiça com o consumidor”, acrescenta. Para ele, mais importante do que calcular o tamanho do Custo Brasil, é a parceria entre setor produtivo e governo para buscar soluções efetivas para o problema.

 

Segunda etapa

O programa se debruça, atualmente, na elaboração de um portfólio de projetos que deverão contribuir para a efetiva redução do custo. No total, mais de mil propostas foram elencadas. Setenta e cinco propostas estão em fase de implantação e 14 já foram colocadas em prática pelo governo. Agora, representantes das entidades integrantes do projeto, incluindo a Fiep, estão em processo de análise e priorização das demais propostas apresentadas.

 

Com Sistema Fiep

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.