O Presente
Paraná

Fila para emissão de passaporte tem 10 mil pessoas no Paraná; 1,2 mil no Oeste

Número corresponde às solicitações que estavam represadas até quinta-feira


calendar_month 30 de dezembro de 2022
2 min de leitura

A Polícia Federal (PF) informou que há 10.236 pessoas aguardando a emissão do passaporte no Paraná. Mais da metade desse montante está em Curitiba. Sem dinheiro, a corporação suspendeu a impressão em novembro de 2022 o que causou uma demanda represada em todo o Brasil.

Conforme registros solicitados pela reportagem à PF, Curitiba concentra a maior quantidade de passaportes a serem entregues, com 5.519 unidades. Em seguida está Maringá, com 1.279. O número corresponde às solicitações até o quarta-feira (28).

O Paraná é o quarto estado com a maior demanda, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, conforme a polícia.

Em 21 de dezembro, a PF informou que eram 100 mil passaportes represados no país. Cinco dias depois, afirmou que havia normalizado a distribuição e que a entrega será gradual.

Quem espera o passaporte precisa fazer o que ?

Quem está na fila deve consultar o status da solicitação pela internet e ir ao posto de distribuição apenas se o passaporte estiver “disponível para entrega”.

Os prazos de entrega para novas solicitações de passaportes serão normalizados quando a fila for zerada, de acordo a corporação.

Veja a lista por cidade

Curitiba – 5.519;

Maringá – 1.279;

Londrina – 1.201;

Ponta Grossa – 586;

Cascavel – 486;

Foz do Iguaçu – 386;

Guaíra – 336;

Guarapuava – 223;

Paranaguá – 220.

Novo passaporte

O governo federal apresentou em junho de 2022 um novo modelo de passaporte. Segundo as autoridades, o documento ficou mais seguro contra fraudes.

O modelo atualizado começou a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça.

A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando ele passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.