O Presente
Paraná

Fim de semana terá calor e temporais e será seguido de frente fria com marcas de até 10ºC em pleno verão no Paraná

Simepar aponta que tempestades serão localizadas e podem ser acompanhadas de ventos fortes e queda de granizo


calendar_month 17 de janeiro de 2026
4 min de leitura

Este sábado (17) e este domingo (18) deverão registrar calor intenso em todo o Paraná. No entanto, uma frente fria vai se aproximar do estado e poderá levar os termômetros a até 10ºC ao longo da próxima semana, principalmente na região sul.

As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Sistema), que ainda prevê tempestades localizadas para o fim de semana, acompanhadas de ventos fortes e possibilidade de queda de granizo. Veja a previsão do tempo por região mais abaixo.

“Chove em uma cidade, e em outra ao lado, não. Chove em um bairro de uma cidade, em outro não. Assim funcionam as chuvas localizadas, muito comuns no verão, e que seguirão ocorrendo por todo o estado neste fim de semana. As temperaturas podem chegar a 35°C em algumas regiões do Paraná, antes da passagem de uma frente fria seguida de uma massa de ar mais frio, que deve derrubar as temperaturas a partir de segunda-feira (19)”, aponta o órgão.

Para este sábado (17), o calor será o combustível principal da chuva localizada, especialmente à tarde, diz o Simepar.

“Tempestades irregulares voltarão a se espalhar na maioria das regiões paranaenses no sábado, com chuva forte em curto espaço de tempo no período da tarde e início da noite. Tempestades pontualmente intensas poderão ocorrer entre o Centro-Sul, parte dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral, onde o risco é alto para enxurradas, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica”, aponta boletim meteorológico. Veja no mapa abaixo.

Aviso meteorológico para sábado, 17 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

Aviso meteorológico para sábado, 17 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

O domingo também será marcado pela presença de chuva e tempestades em todas as regiões, com chuva forte em curto espaço de tempo no período da tarde e da noite. Tempestades pontualmente intensas poderão ocorrer em parte do noroeste, oeste, sudoeste e litoral, onde o risco é alto para enxurradas, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica. Veja no mapa abaixo.

“As temperaturas já não se elevam tanto em virtude da maior presença de instabilidades, com as máximas entre 25°C e 28° do Centro ao Leste e no Sul do Paraná, e podendo ainda ultrapassar os 30°C nas faixas oeste e norte”.

Aviso meteorológico para domingo, 18 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

Aviso meteorológico para domingo, 18 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

❄️Frente fria

O Simepar destaca que entre o domingo (18) e a segunda-feira (19), haverá o avanço de uma frente fria pelo oceano, o que mantém os índices de instabilidade elevados no Paraná, promovendo chuvas pontualmente intensas.

“Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma massa de ar mais frio, que deve reduzir as temperaturas inicialmente pelo Sul e Oeste do Estado”, apontam os meteorologistas.

Na segunda-feira (19), seguem as chuvas pontualmente intensas e não são descartados temporais na faixa norte e no Leste do Paraná.

⛈️Chuvas localizadas

O Simepar explica que o ponto onde vai ocorrer a precipitação depende da combinação dos três ingredientes necessários para a formação de nuvens de chuva: umidade, instabilidade atmosférica e mecanismos de elevação do ar, influenciados por fatores como relevo, vegetação e urbanização.

Nas áreas mais urbanizadas, por exemplo, a alta concentração de concreto, asfalto e veículos ajuda a aquecer o ambiente, e o ar mais quente sobe mais rapidamente, desenvolvendo nuvens convectivas que trarão chuvas localizadas.

Já nas regiões com bastante vegetação, há mais umidade devido à liberação de vapor d’água pelo solo e plantas, também favorecendo a formação de nuvens. Os ventos, em diferentes altitudes, impactam diretamente na duração, no deslocamento e na intensidade das tempestades.

🗓️Previsão do tempo

Veja, abaixo, a previsão do tempo atualizada pelo Simepar nesta sexta (16):

  • Sábado, 17 de janeiro
Previsão para sábado, 17 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

Previsão para sábado, 17 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

  • Domingo, 18 de janeiro
Previsão para domingo, 18 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

Previsão para domingo, 18 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

  • Segunda-feira, 19 de janeiro
Previsão para segunda-feira, 19 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

Previsão para segunda-feira, 19 de janeiro — Foto: Reprodução/Simepar

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.