O fim de semana será de temperaturas elevadas e possibilidade de chuvas no Paraná. Nos próximos dias temporais localizados não estão descartados.
A meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo, explica que esta quinta-feira (29) com instabilidade dispersa em todo estado e o cenário indica que a condição segue ao longo da tarde. As temperaturas seguem elevadas em torno dos 30°C, podendo ultrapassar essas máximas no Oeste, Noroeste e Norte. Associada a alta disponibilidade de umidade essa condição favorece a ocorrência de temporais.
Já a partir da tarde, tem aumento da formação das áreas de instabilidades em todo o estado. Pancadas de chuva podem ocorrer de forma isolada, mas com potencial local para acumulados elevados em curto período de tempo, além de rajadas de ventos, raios e possibilidade de queda de granizo
“Os eventos mais intensos tendem a se concentrar inicialmente no inicio da tarde entre a faixa leste e a região sudoeste. Avançando posteriormente no fim da tarde para o Norte que segue com elevado potencial para tempestades devido as altas temperaturas da região”.
Na sexta-feira (30), as temperaturas continuam elevadas com máximas 33°C no Oeste, Noroeste e Sudoeste. Em relação as chuvas, os eventos perdem organização e são esperadas pancadas dispersas em todo o estado. O destaque maior vai para o Leste, entre a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
Já no sábado (31), o padrão atmosférico se mantém semelhante, no entanto a entrada de ar úmido proveniente do oceano, amplia a área de instabilidade que passa a se concentrar no Litoral avançando para o Centro-Sul. Não se descarta chuva no Oeste durante a tarde, que podem ocorrer com menor intensidade.
Para o domingo (1º de fevereiro), as condições mudam, com condição de tempo instável principalmente no Oeste do Paraná devido a uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Com isso são esperadas pancada de chuva de intensidade moderada no Noroeste e ao longo da tarde as instabilidades se espalham provocando chuvas de baixa intensidade em todo o estado.
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp