Fale com a gente

Paraná Em decorrência do ataque

IAP volta atrás e proíbe a captura do bugio em condomínio em Araucária

Publicado

em

O condomínio deverá ser multado, já que seus moradores estariam alimentando o animal (Foto: Divulgação)

Uma força tarefa que deveria acontecer nesta segunda-feira (19) para captura do macaco da raça bugio, que na quarta-feira passada (14) atacou uma bebê e sua mãe, em um condomínio, em Araucária, foi cancelada por ordem do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e da Força Verde já estavam se dirigindo ao local, com todos os equipamentos necessários para a captura do animal, inclusive os dardos tranquilizantes para a imobilização, quando a ordem do IAP chegou.

Segundo o secretário municipal da SMMA, Victor Cantador, o Instituto teria voltado atrás da decisão de capturar o bugio e ainda informou que o condomínio deverá ser multado, já que seus moradores estariam alimentando o animal. “Estava tudo acertado, inclusive um biólogo iria nos acompanhar, mas o IAP recuou, mesmo com o episódio da criança e da mãe feridas. A secretaria, inclusive, já havia comunicado o IAP, em 09 de novembro, do risco que o bugio traz aos moradores, já que com freqüência visita o condomínio e entra nos apartamentos. Agora estamos de mãos atadas e vamos aguardar as próximas medidas”, argumentou Victor.

 

O ataque

A bebezinha de um ano e dez meses foi atacada pelo macaco enquanto brincava com a irmã de sete anos, ambas sob a supervisão da mãe, que saiu da sala para apanhar algo em outro cômodo. Nesse instante, o bugio entrou pela porta da sacada e foi em direção a criança, mordendo-a na cabeça. Ela caiu e, com a pata, o macaco causou outro ferimento na sua testa.

A mãe voltou correndo à sala, apanhou o animal pela pelagem e o jogou para fora, momento em que também foi ferida no braço. A bebezinha teve que ser levada às pressas para o hospital, onde passou por uma cirurgia plástica para reconstrução de parte do couro cabeludo. Ela segue em recuperação.

 

Com O Popular do Paraná

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente