Paraná Situação Crítica

Impasse entre índios e produtores rurais ganha novo capítulo em Terra Roxa

Foto: Sindicato Rural

A novela envolvendo índios e produtores rurais ganhou um novo capítulo na terça-feira (15), no município de Terra Roxa, e por pouco a situação não acabou em tragédia.

Uma carreta com casas pré-fabricadas enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) chegou naquele município para descarregar em uma área já invadida por famílias indígenas.

A movimentação despertou revolta em dezenas de produtores rurais, que ao se deslocarem para verificar a informação, foram recebidos por índios armados com arcos e flechas, facões e enxadas. Esse foi o segundo enfrentamento entre os grupos no intervalo de um mês e meio.

O episódio durou em torno quatro horas, sendo que a polícia chegou a ser chamada, segundo os produtores rurais, mas não compareceu.

Conforme representantes do Sindicato Rural de Terra Roxa, não se pode admitir o envio e a construção de residências em áreas particulares que estão ocupadas irregularmente.

Os produtores afirmam que diariamente estão mobilizados para impedir a chegada de novos grupos que, de acordo com eles, são oriundos principalmente do Paraguai. Para evitar um possível confronto entre as partes, os produtores rurais recuaram e novamente buscam a Justiça para resolver o impasse.

Com Difusora

TOPO