Cerca de 150 índios montaram um acampamento na manhã desta quinta-feira (28) na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no bairro Centro Cívico, em Curitiba, em protesto contra a municipalização dos serviços indígenas.
De acordo com os organizadores do ato, os municípios não têm capacidade para fazer o atendimento aos índios. Os manifestantes pedem o fortalecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Desde segunda-feira (25), indígenas fizeram atos de protesto contra mudanças na política indigenista do governo federal em Guaíra, São Miguel do Iguaçu e Curitiba.
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que mudanças nas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo estudadas.
O ministério informou que “não existe, no momento, medida provisória que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas”.
Com G1 PR