Cerca de 700 proprietários de veículos de todo o Paraná já se candidataram ao projeto-piloto que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para “transformá-los” em ativos digitais. O prazo final para os interessados acaba na segunda-feira (23).
Os proprietários interessados, ao se credenciarem no site do Detran, vão obter o Passaporte Veicular Digital, iniciativa inédita no Brasil e um dos projetos mais inovadores na área de mobilidade e tecnologia no País.
Cada veículo receberá um token único, vinculado ao número do chassi, permitindo que todas as informações sejam rastreadas de forma segura, imutável e acessível ao longo de toda a vida útil do automóvel. Funciona como uma identidade eletrônica do veículo, reunindo dados que vão desde as informações de fábrica até histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.
O projeto-piloto durará 120 dias e será acompanhado por um Comitê Gestor formado por equipes técnicas das duas instituições, que se reunirá quinzenalmente para validar marcos e entregas.
As informações do Passaporte Veicular Digital estarão disponíveis no site e no aplicativo do Detran-PR através do login de usuário, a partir do dia dois de março deste ano, por um prazo de 60 dias.
Critérios
Veículos de qualquer ano e modelo poderão participar do projeto, incluindo moto e caminhão. Todo o processo se dará de forma online, a partir da informação dos dados do veículo, dispensando a necessidade de deslocamentos presenciais até as unidades do Detran-PR, por exemplo.
Meta
A partir do projeto, a intenção é que o Passaporte Veicular Digital seja implantado definitivamente e de forma integral no Estado até o fim de 2026, com a meta de inserir toda a frota estadual no banco de dados nos próximos anos, disponibilizando todas as informações possíveis sobre cada veículo.
Com Agência de Notícias do Estado do Paraná
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp