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Intenção de consumo dos paranaenses se mantém acima da média nacional

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Mesmo com redução mensal, indicador cresce 1,8% com relação a 2018 (Foto: Divulgação)

O Indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) teve alta de 1,8% na variação anual. A pontuação passou de 111,2 pontos em março de 2018 para 113,2 pontos neste mês. Já na comparação com fevereiro, quando o indicador estava em 114,9 pontos (melhor resultado mensal desde março de 2015), houve redução de 1,5%.

Mar/19 Paraná (Em pontos) Variação Mensal % Variação Anual % Nacional Variação Mensal % Variação Anual %
(Em Pontos)
Emprego Atual 128,9 1,2 2,4 120,7 -0,2 6,4
Perspectiva Profissional 88,3 2,0 -14,2 113,0 -0,8 7,0
Renda Atual 159,3 0,6 -0,2 112,0 0,3 12,0
Acesso ao crédito 91,2 -5,4 -0,3 89,7 0,4 10,7
Nível de Consumo Atual 90,0 -6,6 9,4 75,4 -1,5 19,5
Perspectiva de Consumo 118,6 -1,0 14,9 102,2 0,2 19,0
Momento para Duráveis 115,8 -3,1 -1,8 73,5 -2,4 9,4
Índice 113,2 -1,5 1,8 98,1 -0,4 11,4

Aspectos como a perspectiva de consumo, nível de consumo atual e segurança no emprego impulsionaram a alta da ICF na comparação com o ano anterior. A ICF paranaense está acima da média nacional.

Apesar da alta de 11,4% em relação a 2018, o índice nacional está em 98,1 pontos, abaixo dos 100 pontos exigidos para que seja considerado positivo. Emprego atual, perspectiva profissional, renda atual e perspectiva de consumo estão positivos, mas ainda não são suficientes para elevar o indicador geral da ICF acima da zona de indiferença.

 

Comparativo por renda

O indicador de consumo é maior nas famílias de maior renda. Entre os consumidores com renda até dez salários mínimos, a ICF é de 111,9 pontos, e nas famílias com ganhos superiores a dez salários mínimos, a intenção de consumo chega a 119 pontos.

Os aspectos de maior distinção entre as classes econômicas são nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para compras de bens duráveis, todos com pontuação mais elevada nas famílias de maior poder aquisitivo.

 

Com assessoria 

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