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Paraná TECNOLOGIA

Itaipu e Copel inauguram estação de recarga da primeira eletrovia do Paraná

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A eletrovia é a primeira do Estado e vai ligar a região Oeste ao litoral paranaense (Foto: Divulgação)

A Itaipu Binacional e a Copel inauguraram na quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, uma estação de recarga rápida de veículos elétricos que fará parte da eletrovia Foz do Iguaçu-Paranaguá. A eletrovia é a primeira do Estado e vai ligar a região Oeste ao litoral paranaense.

O eletroposto (como também é chamado) foi instalado na calçada em frente ao Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, ao lado da barreira de controle da usina. Outros dois já estão em operação, em Paranaguá e Curitiba. A intenção é fechar o ano de 2018 com todos os postos instalados: serão 11, no total, ao longo de 700 quilômetros da BR-277.

A inauguração desta quinta-feira contou com a presença do diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbellini – que representou o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm – e do diretor da Copel Distribuição, Antonio Sergio Guetter.

À tarde, Stamm visitou a estação, acompanhado dos diretores Newton Kaminiski (coordenação) e Mario Antonio Cecato (financeiro executivo). “O mercado de veículos elétricos é uma condição que se impõe no mundo. Você não tem como se distanciar”, afirmou o diretor-geral. “Nós esperamos que esta inauguração seja um ato de vanguarda. Um ato que, realmente, represente esse futuro que está tão próximo”, completou.

Antonio Guetter destacou que “o pioneirismo é marca registrada da Itaipu e da Copel” e o papel dos pioneiros é estabelecer as bases de como será o futuro. “Daqui a alguns anos os eletropostos não serão mais novidade. Mas hoje estamos dando um passo importante em direção ao futuro. Estamos além da regulamentação, porque a inovação corre mais rápido que a regulamentação.”

Mauro Corbellini avalia que a mobilidade elétrica já é uma realidade no mundo e que a parceria entre Itaipu e Copel vai permitir que a nova tecnologia ganhe escala também no Brasil. “Os postos de abastecimento são necessários para que os veículos elétricos sejam popularizados. Com eles, teremos um mundo melhor e mais limpo.”

 

Quando começou

O projeto da eletrovia foi lançado no final de março deste ano e vai permitir ao condutor de veículo elétrico deixar o litoral do Estado e chegar a Foz do Iguaçu, abastecendo as baterias nos postos de recarga rápida (fast charger). Com apenas 20 minutos na tomada, aproximadamente, será possível alcançar 80% da carga.

A distância entre uma estação e outra será de até 80 quilômetros, suficientes para permitir a viagem. De acordo com Celso Novais, os veículos elétricos de primeira geração tinham uma autonomia média de 120 quilômetros; hoje, os novos carros já podem percorrer até 400 quilômetros com apenas uma carga.

As estações terão três tipos de conectores e poderão atender 99% dos veículos elétricos ou híbridos vendidos hoje no mundo.

Além de Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá, estão previstas postos de recarga em Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. A prioridade é instalar o sistema em locais que já tenham infraestrutura, como postos de combustíveis.

 

Como vai ser

Nesta primeira fase, os proprietários de veículos elétricos poderão carregar as baterias nos postos da eletrovia sem pagar nada. Para isso, será necessário fazer um cadastro no site da Copel ou da Itaipu, com dados do condutor e do veículo, e se inscrever no programa. Depois, um cartão magnético, que libera o abastecimento nos postos, será encaminhado para a casa do interessado.

O cadastro ainda não está liberado nos sites – a expectativa é que os pedidos de cartões possam ser feitos a partir do final do próximo mês. O superintendente de Smart Grid e Sistemas Especiais da Copel, Júlio Omori, observou que o sistema é inteligente e vai reunir informações sobre veículos, condutores e carga, compondo um banco de dados para acompanhar a evolução do programa e ajudar na definição de novos investimentos.

 

Com assessoria

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