Fale com a gente

Paraná Adesão a consórcio

Lideranças da região se reúnem para tratar de kits asfálticos

Publicado

em

Reunião de quinta-feira (07) esclareceu detalhes sobre adesão dos municípios ao Cindepar (Fotos: Divulgação)

 

Prefeitos, vereadores, secretários e equipes técnicas das gestões municipais se reuniram quinta-feira (07), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena, para esclarecer dúvidas relacionadas à operacionalização dos kits asfálticos e adesão dos municípios ao Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar).

Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas minicarregadeiras estão entre os maquinários que compõem dois kits asfálticos, disponibilizados pela Itaipu Binacional por intermédio de parceria com o Conselho dos Lindeiros. O investimento é de R$ 4,1 milhões.

A operacionalização e execução dos serviços devem ser feitas pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar). “Para tanto, cada município deve aderir ao Consórcio, o que depende de aprovação das Câmaras de Vereadores, trâmite que deve ser executado pelas gestões municipais junto aos Legislativos”, observa o presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano).

O secretário de Infraestrutura de Guaíra, Sinomar Neto, que participou das comissões de compras dos equipamentos e da comissão de operacionalização, destaca que o Consórcio Cindepar atende mais de 100 municípios, o que oferece credibilidade, e para a região lindeira executará valores diferenciados na prestação dos serviços.

Conforme o diretor executivo do Cindepar, Arquimedes Ziroldo (Bega), Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e São Miguel do Iguaçu já aderiram ao consórcio. Além destes, mais seis municípios Lindeiros manifestaram-se favoráveis à participação. São José das Palmeiras e Diamante do Oeste são exceção por participarem de outro consórcio. Foz do Iguaçu tem um kit exclusivo.

Pelo convênio firmado com a Itaipu Binacional, os equipamentos só serão definitivamente do Conselho dos Lindeiros após concluírem os 83 quilômetros lineares ou 500 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica nas áreas rurais, onde já há calçamento.

 

O Presente

 

Prefeitos, vereadores, secretários e equipes técnicas das gestões municipais reunidos na sede do Conselho dos Lindeiros

Copyright © 2017 O Presente