Paraná Embrapa

Livro com cem receitas com pinhão é disponibilizado online

(Foto: Divulgação)

Amantes da culinária e do pinhão podem comemorar: a Embrapa Florestas acaba de disponibilizar para download gratuito o livro “O Pinhão na Culinária”. A publicação traz cem receitas doces e salgadas com esta iguaria típica do Sul do país e regiões altas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minhas Gerais.

O pinhão é a semente da araucária e é cada vez mais procurado não só pelo sabor mas também pelo seu valor nutricional, pois é considerado um alimento funcional: não tem glúten, é rico em fibras alimentares, apresenta baixo teor lipídico, mas contém Ômega 6 e 9, tem proteína de alta qualidade, é rico em amido resistente e possui minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e baixo teor de sódio.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

É um alimento versátil, que pode ser incorporado inteiro ou em pedaços aos pratos mas também triturado, sendo efetivamente misturado à receita.

Editado em 2014, pela Embrapa Florestas (PR), o livro era encontrado somente em versão impressa. O trabalho de produção do livro envolveu ciência e prática culinária, com criação e teste de cada uma das receitas e também o valor calórico de cada uma. O livro tem como autoras as pesquisadoras Rossana Catiê Bueno de Godoy e Cristiane Helm, da Embrapa Florestas, as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira, que então pertenciam ao quadro da Escola Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba (PR), e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da mesma instituição de ensino. A diagramação da obra contou com a parceria do Centro Universitário UniBrasil.

A disponibilização do livro para download gratuito faz parte da “Iniciativa Araucária”, um conjunto de ações de articulação e mobilização para pesquisas, transferência de tecnologia e divulgação da Araucaria angustifolia, organizada pela Embrapa Florestas.

* Para download do livro, clique aqui.
Clique aqui e assista a um programa que ensina a fazer uma das receitas
* Para conhecer a Iniciativa Araucária, clique aqui.
* Siga a Iniciativa Araucária no Instagram: @iniciativaaraucaria

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO