Paraná Avaliação

Londrina lidera ranking das cidades mais transparentes do Brasil

Resultado é apontado por avaliação desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de controle interno do Governo Federal (Foto: Divulgação)

A cidade de Londrina se consagra como a mais transparente do Brasil, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgada na quarta-feira (06). O município saltou do 585° lugar em 2016, entre os 671 municípios avaliados, para 20ª posição em dezembro do ano passado e agora para o 1º lugar, após revisão do último ranking pela CGU, solicitada pela Prefeitura.

Londrina assumiu o topo do ranking da transparência ao lado da cidade de Serra (ES), ambas com nota 9,95. No Paraná, Sarandi aparece em 8º lugar e Curitiba na 11ª posição. A conquista foi impulsionada pelo prefeito Marcelo Belinati que havia colocado como missão da Ouvidoria e da Controladoria do Município a nota máxima no cumprimento da Lei de Acesso à Informação e de outros normativos sobre transparência. Para anunciar a notícia a toda a comunidade, foi realizada uma solenidade, no gabinete do prefeito, na manhã desta quinta-feira (7), com a presença do secretariado municipal, servidores e representantes da sociedade civil organizada.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Na avaliação da EBT, a CGU verificou a Transparência Passiva, que analisa a existência de canais presenciais de atendimento ao cidadão e de uma ferramenta eletrônica para envio de pedidos de acesso a informações públicas.Quanto à Transparência Ativa – que se refere à publicação de informações públicas na internet de maneira espontânea (proativa) – a CGU verificou a existência de sites oficiais e de portais de transparência. Neste caso, os avaliadores buscaram dados previstos como obrigatórios, além da publicação de itens considerados como boa prática. A verificação incluiu a publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras.

O prefeito Marcelo Belinati disse que esta é uma notícia histórica para a cidade. “Isso é muito importante no sentido de criar uma imagem positiva para a cidade em todo o país.

Ainda ontem eu recebi o telefonema e mensagens de prefeitos de todo o Brasil, nos parabenizando e querendo saber o que Londrina fez para chegar neste patamar. Esta notícia é muito positiva porque representa a garantia de transparência para o cidadão londrinense e de que os recursos estão sendo aplicados da maneira mais adequada, retornando em benefícios à população”, ressaltou.

Segundo o prefeito, a conquista se deve a um conjunto de ações tomadas desde que a atual administração assumiu a Prefeitura de Londrina. “Já nos nossos primeiros dias de administração assumimos como meta ser a prefeitura mais transparente do Brasil e para nossa surpresa este resultado veio até mesmo antes do esperado. Esta notícia vai servir como um grande ativo de nossa cidade, inclusive para trazer novas empresas para cá. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os servidores e secretarias envolvidas, bem como as entidades e instituições que colaboraram para que isso se tornasse realidade, como o Observatório de Gestão Pública e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social”, enfatizou.

 

Com Boca Maldita 

TOPO