O Presente
Paraná

Municípios do Oeste do Paraná aderem a inovação que mescla neurociência e tecnologia para promoção do bem-estar de servidores públicos

Solução é desenvolvida pela startup Fortalece e atualmente já contempla 6 mil vidas


calendar_month 8 de dezembro de 2025
3 min de leitura

Municípios do Oeste do Paraná estão incorporando uma inovação que mescla neurociência, gamificação e tecnologia para promover o bem-estar físico e mental de servidores públicos das redes de educação e saúde. Trata-se da adoção de um aplicativo desenvolvido pela paranaense Fortalece, que oferece planejamento de hábitos saudáveis, como sono regular, atividades físicas e alimentação equilibrada. Pesquisas realizadas com usuários da plataforma apontam para melhora significativa em indicadores de qualidade de vida.

Naquela região, a solução já passou a ser adotada pelas secretarias de educação das prefeituras de Missal e Anahy.

Em Anahy, a solução começou a ser utilizada em setembro e está beneficiando educadores da rede municipal de ensino. O caso é ilustrativo da importância da iniciativa. Afinal, é um município pequeno, de menos de 3 mil habitantes, com orçamento anual de R$ 42,8 milhões (2024), que passa a ter acesso a uma tecnologia inovadora. “Investir no ‘Fortalece Educação’ é garantir que nossos servidores tenham acesso a ferramentas baseadas em ciência e tecnologia para cuidar da própria saúde mental e física, refletindo diretamente no sucesso de cada aluno”, declara a diretora do Departamento de Educação do Município, Roseli Simões Miranda. “Reconhecemos que o professor é o alicerce da nossa rede”.

Hoje, a inovação da Fortalece já está presente em diversos municípios paranaenses, contemplando mais de 6 mil pessoas entre servidores de prefeituras atendidas e colaboradores de empresas e cooperativas que aderiram à solução. A empresa foi criada e tem sede em Campo Mourão, Noroeste do Paraná.

Por meio de sua ferramenta, os usuários acessam medidas para redução do sedentarismo e dos índices de sobrepeso e obesidade; melhora nos indicadores de bem-estar emocional; da qualidade do sono; da qualidade do ambiente de trabalho; prevenção a riscos de lesões por esforços repetitivos; e redução de riscos metabólicos. Também inclui atenção a cuidados com a saúde financeira, “motivo comum de preocupação, ansiedade e estresse”, conforme observa o CEO da Fortalece, Marcos Rinaldi.

O aplicativo oferece portal de conteúdos, com aulas, meditações, exercícios funcionais e ginástica laboral; palestras com especialistas, entre outros eventos. “Desafios, jogos, interatividade e mensagens garantem incentivo e estímulo para o uso cotidiano dos recursos disponíveis”, pontua o especialista. A gamificação — abordagem que se utiliza de elementos, dinâmicas, recompensas e práticas de jogos — é a metodologia estratégica empregada.

Marcos Rinaldi, CEO da Fortalece

Em uma pesquisa realizada com uma amostra de usuários da plataforma que participaram de uma das principais ferramentas disponibilizadas, foram relatados um aumento de 23% na autoconfiança, 45% na percepção de produtividade, 37% na disposição, 13% no humor, 23% na qualidade do sono e 46% na percepção geral de qualidade de vida. “São resultados reais, obtidos a partir de pesquisa feita em dois momentos: no início do uso e após sete semanas”, explica Rinaldi.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.