Municípios do Oeste do Paraná estão incorporando uma inovação que mescla neurociência, gamificação e tecnologia para promover o bem-estar físico e mental de servidores públicos das redes de educação e saúde. Trata-se da adoção de um aplicativo desenvolvido pela paranaense Fortalece, que oferece planejamento de hábitos saudáveis, como sono regular, atividades físicas e alimentação equilibrada. Pesquisas realizadas com usuários da plataforma apontam para melhora significativa em indicadores de qualidade de vida.
Naquela região, a solução já passou a ser adotada pelas secretarias de educação das prefeituras de Missal e Anahy.
Em Anahy, a solução começou a ser utilizada em setembro e está beneficiando educadores da rede municipal de ensino. O caso é ilustrativo da importância da iniciativa. Afinal, é um município pequeno, de menos de 3 mil habitantes, com orçamento anual de R$ 42,8 milhões (2024), que passa a ter acesso a uma tecnologia inovadora. “Investir no ‘Fortalece Educação’ é garantir que nossos servidores tenham acesso a ferramentas baseadas em ciência e tecnologia para cuidar da própria saúde mental e física, refletindo diretamente no sucesso de cada aluno”, declara a diretora do Departamento de Educação do Município, Roseli Simões Miranda. “Reconhecemos que o professor é o alicerce da nossa rede”.
Hoje, a inovação da Fortalece já está presente em diversos municípios paranaenses, contemplando mais de 6 mil pessoas entre servidores de prefeituras atendidas e colaboradores de empresas e cooperativas que aderiram à solução. A empresa foi criada e tem sede em Campo Mourão, Noroeste do Paraná.
Por meio de sua ferramenta, os usuários acessam medidas para redução do sedentarismo e dos índices de sobrepeso e obesidade; melhora nos indicadores de bem-estar emocional; da qualidade do sono; da qualidade do ambiente de trabalho; prevenção a riscos de lesões por esforços repetitivos; e redução de riscos metabólicos. Também inclui atenção a cuidados com a saúde financeira, “motivo comum de preocupação, ansiedade e estresse”, conforme observa o CEO da Fortalece, Marcos Rinaldi.
O aplicativo oferece portal de conteúdos, com aulas, meditações, exercícios funcionais e ginástica laboral; palestras com especialistas, entre outros eventos. “Desafios, jogos, interatividade e mensagens garantem incentivo e estímulo para o uso cotidiano dos recursos disponíveis”, pontua o especialista. A gamificação — abordagem que se utiliza de elementos, dinâmicas, recompensas e práticas de jogos — é a metodologia estratégica empregada.

Em uma pesquisa realizada com uma amostra de usuários da plataforma que participaram de uma das principais ferramentas disponibilizadas, foram relatados um aumento de 23% na autoconfiança, 45% na percepção de produtividade, 37% na disposição, 13% no humor, 23% na qualidade do sono e 46% na percepção geral de qualidade de vida. “São resultados reais, obtidos a partir de pesquisa feita em dois momentos: no início do uso e após sete semanas”, explica Rinaldi.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
