Os municípios do Paraná apresentaram um desempenho econômico expressivo entre 2022 e 2023. Segundo o estudo PIB dos Municípios 2022–2023, elaborado pelo IBGE e analisado pelo Ipardes, o PIB per capita cresceu em média 15% no Estado, o que representa um avanço superior a R$ 6 mil por município.
O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou a importância dos números para o desenvolvimento regional. “Do total de 399 cidades paranaenses, 353 registraram variação positiva, o equivalente a quase 90% e um incremento de PIB de até 15%. Isso significa que a economia está andando, que os municípios grandes e menores estão com capacidade de poder caminhar para frente, com dinamismo econômico, oportunidades para todos”, disse.
Além do crescimento, os dados revelam uma redução no Índice de Gini do PIB municipal, indicador que mede a concentração de riqueza. Isso demonstra que a geração de renda está cada vez menos concentrada em poucos municípios, com crescimento proporcionalmente mais intenso em cidades de menor porte econômico. O resultado amplia o peso relativo das economias locais e fortalece a distribuição equilibrada da atividade produtiva.
“A redução do índice de Gini, que quanto menor, é melhor, significa redução da desigualdade, da concentração de recursos em apenas uma região ou cidade. Há distribuição e equilíbrio maior da questão econômica, significando solidez social e mais oportunidade para todos”, diz.
Os resultados reforçam a tendência de desenvolvimento equilibrado entre municípios grandes e pequenos no Paraná, criando condições para maior inclusão econômica e social. O avanço do PIB per capita, aliado à redução das desigualdades, sinaliza um cenário de solidez e oportunidades para a população paranaense.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp