Fale com a gente

Paraná Imunização

No Paraná, 4,3 milhões não tomaram a dose de reforço de vacina contra Covid-19

Publicado

em

(Foto: Bruno de Souza/OP)

A Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais do Paraná vão reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19, especialmente com relação às doses de reforço e a imunização do público infantil.

Os temas foram debatidas, ontem, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR). Gestores da Secretaria estadual da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) que concordaram em reforçar as campanhas estadual e municipais para a adesão da população à vacinação contra a doença.

O Paraná tem, pelo menos, 4,3 milhões de pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19 em atraso, de acordo com informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Para o público infantil, a previsão era que 1,07 milhão de crianças entre 5 e 11 anos fossem vacinadas no Estado. Desse total, 721.073 receberam a primeira dose e 422.305 também a segunda. Os dados são do Vacinômetro Nacional.

“Queremos que os números percentuais de aplicações se elevem, que as doses de reforço e para crianças sejam administradas e não fiquem nos estoques. A primeira e segunda doses tiveram grande adesão da população, porém, as de reforço e das crianças ainda não alcançaram o esperado. E é nesse público que vamos focar”, defendeu o secretário estadual da Saúde, César Neves.

A situação de momento ainda é estável, com baixo internamento, tanto em UTIs quanto em leitos de enfermaria. Até ontem, o boletim da Sesa-PR informava que 175 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estavam internados, todos em leitos SUS (67 em UTI e 108 em enfermaria).

Mas, os números de novos casos e óbitos que vinham em queda, estão estáveis nas últimas semanas, mas em um patamar nada confortável. Ontem, o Paraná confirmou mais 3.857 casos e 16 óbitos por Covid-19. Os números incluem dados de meses anteriores e não representam apenas a notificação das últimas 24 horas.

Já a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, 1.765 novos casos de Covid-19 e a morte de uma moradora da cidade, de 68 anos, infectada pelo novo coronavírus. Até o momento foram contabilizadas 8.261 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 440.612 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 422.899 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

Saúde envia novos lotes de vacinas aos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descentralizou ontem mais 86.668 imunizantes para as 22 Regionais de Saúde. A maior parte da remessa é destinada para a dose de reforço, além de contemplar doses pediátricas, primeira e segunda doses contra a Covid-19.

“Todas as semanas estamos enviando novas doses para abastecimento das regionais. O número de faltosos para o reforço passa de 4 milhões de paranaenses, por isso, reforçamos a importância desse comparecimento nos locais de vacinação para colocarem em dia a vacina contra a Covid-19”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Foram enviadas vacinas para diferentes públicos e esquemas vacinais. Do quantitativo total, 7.556 são vacinas para as crianças, 76.724 para dose de reforço (1ª e 2ª), 126 para primeira dose e 2.262 para segunda dose.

Comissão também discutiu situação da dengue no Estado

A comissão também discutiu o cenário de dengue no Estado, reforçando a importância do manejo adequado do paciente, priorizando a avaliação clínica pelo profissional médico e sua equipe, aplicando as condutas de tratamento iniciadas na suspeita de casos.

De acordo com o 38º Informe Epidemiológico da dengue, divulgado na terça-feira, são mais nove óbitos no Estado e 12.440 novos casos, um aumento de 28,43% em relação aos números do boletim da semana anterior. As pessoas que morreram residiam em Matinhos, Cafelândia, Cascavel, Terra Boa, Loanda, Nova Londrina, Maringá, Toledo e Telêmaco Borba.

O Paraná contabiliza 21 óbitos e 150.752 casos notificados, com 56.191 confirmações, desde o início do atual período sazonal da doença, em agosto de 2021.

Dos 380 municípios que registraram notificações de dengue, 328 confirmaram a doença, sendo que em 286 deles há casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Outro assunto discutido foi o programa de cirurgias eletivas Opera Paraná, que tem investimento recorde de R$ 150 milhões, feito pelo Estado, e deve proporcionar cerca de 60 mil cirurgias a mais este ano. Os editais de chamamento público já estão sendo realizados e em breve alguns contratos com os hospitais serão iniciados.

Os membros da comissão também aprovaram a revisão do elenco do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), com a proposta de trazer mais dez medicamentos para a regência estadual.

Casos ativos em Curitiba sobem de novo e chegam perto de 10 mil

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, nova alta dos casos ativos de Covid-19, aqueles com potencial de transmissão. No boletim de terça-feira eram 8.531 e ontem 9.452. Mas a evolução em escalada vem de antes. Na segunda-feira eram 7.674. Uma semana atrás eram 5.379 os casos ativos, que devem terminar a semana com o dobro de casos nos últimos sete dias.

Apesar de haver preocupação com essa escalada, os internamentos por Covid seguem baixos, por isso a Saúde ainda não deve implementar novas medidas de restrição na cidade. Ontem, a taxa de ocupação dos 53 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 53%. Restavam sete leitos livres.

A taxa de ocupação dos 25 leitos de enfermarias SUS Covid-19 estava em 52%. Havia 12 leitos vagos. A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

Para muitos, o momento seria de retorno da obrigação do uso de máscaras em alguns ambientes fechados, como escolas e ônibus. Em Curitiba, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados foi retirada no final de março, com exceções para os serviços de saúde.

Nesta semana, secretarias de saúde de Londrina e Foz do Iguaçu recomendaram a volta do uso de máscaras nas escolas como forma de combater o avanço de casos de doenças respiratórias.

Boletins Covid-19

Dia 18/05

Paraná
Novos casos 3.857
Mortes 16
Total
Casos 2.488.89
Mortes 42.981

Brasil (Conass)
Novos casos 26.386
Mortes 229
Total
Casos 30.728.286
Mortes 665.216

 

Com Bem Paraná
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente