O Presente
Paraná

No Show Rural, Darci Piana apresenta potencial do biogás no Paraná à comitiva alemã

Objetivo da comitiva é conhecer de perto o modelo paranaense de cooperativismo, além das iniciativas voltadas à produção de biogás, biometano e biocombustíveis, áreas consideradas estratégicas para possíveis projetos de cooperação e para a ampliação das relações comerciais entre os dois países, especialmente no comércio de grãos e proteínas


calendar_month 9 de fevereiro de 2026
3 min de leitura

Durante a programação do Show Rural Coopavel, em Cascavel, o vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (9) uma comitiva da Comissão de Agricultura do Senado da Alemanha, que cumpre agenda no Paraná com foco no fortalecimento de parcerias no setor agropecuário e na área de energias renováveis. A visita aconteceu a convite do próprio vice-governador em 2024, durante reunião com a presidente do Senado alemão, com articulação do cônsul honorário da Alemanha no Paraná, Andreas Hoffrichter.

O objetivo é conhecer de perto o modelo paranaense de cooperativismo, além das iniciativas voltadas à produção de biogás, biometano e biocombustíveis, áreas consideradas estratégicas para possíveis projetos de cooperação e para a ampliação das relações comerciais entre os dois países, especialmente no comércio de grãos e proteínas.

Ao recepcionar a comitiva, Piana destacou que o Paraná reúne condições únicas para apresentar soluções sustentáveis aplicadas ao agronegócio, aliando produção de alimentos, inovação e energia limpa.

“Eles puderam entender como funciona o agro no Paraná, conhecer nossas cooperativas e também a nossa necessidade e o nosso potencial na área de biogás, biometano e energia. Mostramos tudo o que é feito aqui e tenho certeza de que isso vai render bons negócios. É o início de uma nova conversa com um país de primeiro mundo, que tem muito a nos ajudar, assim como o Paraná tem muito a contribuir, especialmente na agricultura”, afirmou o vice-governador.

Durante o encontro, Piana também lembrou experiências anteriores de cooperação entre o Paraná e empresas alemãs, como o projeto da primeira central de saneamento rural do Brasil com geração de biogás, que será implantada em Toledo, fruto de investimentos estrangeiros e da articulação entre governo, municípios e iniciativa privada. “Essa é uma iniciativa que se tornou referência e abriu caminho para novas parcerias na área de energia renovável”, avaliou.

Biogás no Paraná

A visita da comitiva acontece em um momento em que o Paraná reforça sua posição de liderança nacional na transição energética aplicada ao campo. No Show Rural Coopavel, a Vitrine do Biogás e Biometano, organizada pelo IDR-Paraná, vai apresentar soluções que conectam a produção agropecuária ao transporte sustentável, incluindo caminhões movidos a biometano, resultado de anos de pesquisa em biotecnologia e logística de baixo carbono.

Atualmente, o Estado tem a menor carga tributária do Brasil na cadeia do biogás e do biometano, além de programas de incentivo voltados aos produtores rurais, como o Banco do Agricultor Paranaense e o Renova Paraná, que oferecem apoio financeiro para a implantação de sistemas de geração de energia renovável.

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.