Fale com a gente

Paraná Animal não oferece riscos

Onça-parda é flagrada andando pelas ruas de Francisco Beltrão; veja vídeo

Publicado

em

(Foto: Reprodução/Cristiano Praia)

Uma onça-parda foi flagrada em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, andando por algumas ruas da cidade. As imagens foram feitas no domingo (26) pelo morador Cristiano Praia. Ele disse que inicialmente pensou que era outro animal.

“Eu ainda pensei que fosse um lobo-guará, mas quando cheguei perto logo percebi que era uma onça-parda. Que susto me deu”, declarou.

De acordo com o biólogo André Hipolito Xavier, o animal não oferece riscos e os hábitos desta onça se assemelham mais a de um gato-do-mato do que com uma onça-pintada.

Ele afirma ainda que a onça-parda é exploradora e que o contato com o ser humano pode ocorrer por essa característica do animal, somada à perda de ambiente natural do bicho.

“Ela sofre com a perda de habitat e é um animal muito explorador. Então é normal que eventualmente eles cheguem a ter contato com o ser humano”.

O biólogo explica que em caso de avistar animais silvestres, em áreas urbanas ou rurais, é necessário acionar o Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela proteção, preservação, conservação, controle e recuperação do patrimônio ambiental do Paraná.

O número para atendimentos relacionados à resgate de fauna é (41) 99554-3114.

A polícia foi acionada, mas até a publicação desta reportagem o animal não havia sido capturado.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente