O Paraná amanheceu com geadas e temperaturas negativas na região sul nesta quarta-feira (17). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), a menor temperatura registrada no Estado foi -2,1ºC, em General Carneiro.

O órgão afirma que, até o momento, o recorde de frio do ano registrado em estações meteorológicas do Simepar foi -2,4°C no dia 11 de maio, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Neste dia, a sensação térmica chegou a -7,5ºC.
A formação de camadas de gelo nas superfícies já era esperada nesta reta final do outono e, segundo o Simepar, na quinta-feira (18) ainda há possibilidade de geadas fracas no Centro-Sul do Estado. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.
O meteorologista Samuel Braun explica que a queda nas temperaturas se deve a uma massa de ar polar com ar frio e seco que está atuando sobre o Paraná, principalmente nas regiões mais próximas a Santa Catarina, onde os termômetros ficaram abaixo de 5ºC em diversas cidades.
Muitos municípios amanheceram com nevoeiros – no aeroporto de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, por exemplo, as decolagens foram temporariamente suspensas entre o final da madrugada e o início da manhã devido à intensidade da neblina.
No entanto, explica o meteorologista, os nevoeiros perderam força rapidamente e a tendência é que a quarta-feira tenha predomínio do sol e temperaturas mais agradáveis durante a tarde. Confira como se forma o nevoeiro.
A quinta-feira (18) deve ser parecida, com possibilidade de geadas fracas no extremo sul paranaense e tempo estável em todo o Paraná.
No entanto, na sexta-feira (19) o tempo muda, em virtude do avanço de uma frente fria que deve provocar chuvas.
“Haverá possibilidade maior de tempestades entre o noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul, entre o período da madrugada, final da madrugada e principalmente no período da manhã. No norte, Campos Gerais e no leste, a mudança ocorre entre o período da tarde e da noite da sexta-feira”, diz Braun.

Previsão do tempo para o Paraná
Veja, abaixo, a previsão do tempo atualizada nesta quarta-feira (17) pelo Simepar:
- Quarta-feira, 17 de junho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/I/f/wlX21bSTyOYofKm1la0g/quarta.jpg)
- Quinta-feira, 18 de junho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/C/R/7A2RHrRyW5wm9jpR4I4w/quinta.jpg)
- Sexta-feira, 19 de junho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/D/T/ps1CYVThew37V3zydr7w/sexta.jpg)
O Presente com g1
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp