Fale com a gente

Paraná ESTADO GELADO

Paraná bate recorde nacional de frio

Publicado

em

O Paraná foi apontando, na sexta-feira (08), o estado mais gelado do Brasil, considerando as temperaturas mínimas registradas, de acordo com o Simepar.

Entre Rios, que é um distrito de Guarapuava, na região central, registrou quase -3,5 graus no início do dia – o menor valor do ano no estado. No sul do estado também faz frio; logo cedo os termômetros marcaram -3,1 graus, e até as cidades que são normalmente quentes enfrentam taxas amenas. Em Foz do Iguaçu, no setor oeste, a mínima foi de 4 graus.

Lizandro Jacóbsen é meteorologista do Instituto Simepar e admitiu em entrevista à rádio BandNews que prefere dias assim. E haja frio em 2018, que deve ter um “senhor” inverno, segundo o especialista.

“Realmente essa massa de ar polar atingiu todo o sul do país e hoje tivemos a temperatura mais fria aqui no Paraná. A partir de agora ficam mais frequentes a entrada de massas de ar polar. Estamos muito próximos do início oficial do inverno, que é dia 21, mas temos esses resfriamentos desde o fim de maio. Neste ano o inverno tende a ser bem mais rigoroso se comparado ao ano passado”, afirmou.

Com tanto frio, veio junto a geada em vários municípios principalmente do centro e do sul do estado. Na verdade, todo o sul do Brasil está no alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, que indica risco à saúde, como episódios de hipotermia, por exemplo.

“Esse não será o último do outono. Na semana que vem já temos previsto o declínio de temperaturas bem acentuado”, disse.

 

A partir de domingo o ar seco será substituído por um ar mais úmido, aumentando as chances de chuva até a próxima terça-feira (12).

 

Copyright © 2017 O Presente