Paraná Parceria

Paraná e Itália querem reforçar ações em cultura e educação

Governador Carlos Massa Ratinho Junior, recebe o Consul da Itália em Curitiba, Raffaele Festa (Foto: Maurilio Cheli/ANPr)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu na segunda-feira (11), no Palácio Iguaçu, o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa, e discutiu projetos conjuntos entre o Paraná e o país europeu. Entre os interesses do Governo do Estado está um projeto para o ensino da língua italiana nos colégios estaduais, no contraturno escolar, além do apoio em ações culturais promovidas pela comunidade italiana do Estado.

Ratinho Junior destacou a relação do Paraná com a Itália e o papel dos imigrantes no desenvolvimento do Estado. “Tivemos uma colonização italiana muito forte e além do processo cultural e da questão do trabalho, tem também a relação econômica. São muitas empresas italianas com sede no Paraná”, afirmou.

A ideia, segundo o governador Ratinho Junior, é fortalecer ainda mais os laços com o País. “Vamos estudar alguns projetos para fortalecer o ensino do idioma italiano no Estado”, disse. “Também temos interesse em fomentar as festas italianas, que atraem um grande público e tem reflexo no turismo festivo, que ajuda a movimentar a nossa economia”.

 

Comunidade

De acordo com o cônsul, Paraná e Santa Catarina concentram hoje a quarta maior comunidade italiana do mundo. Eventos promovidos pelo consulado, como o Mia Cara Curitiba e festivais de artes e de cinema contribuem para ampliar os laços e conhecer a cultura do País. “Continuamos neste caminho de parceria com o Paraná. A ideia central é a parceria cultural, para o resgate da identidade italiana dos muitos descendentes que moram no Estado”, disse.

O vice-governador, Darci Piana, e o secretário de Estado da Comunicação e Cultura, Hudson José, também acompanharam o encontro.

 

Com AEN-PR

TOPO