Fale com a gente

Paraná Covid-19

Paraná e ministérios do Brasil e Paraguai promovem testagem e vacinação na fronteira

Publicado

em

Foto: Américo Antonio/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com os Ministérios da Saúde do Brasil e Paraguai e o município de Foz do Iguaçu, promoveu ontem (19) ações de testagem e vacinação na fronteira, na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu.

A vacinação para brasileiros e estrangeiros que moram ou trabalham na região inclui imunizantes contra a febre amarela, influenza (H1N1), Covid-19 (primeira, segunda e terceira dose), além da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Já a testagem, disponibilizada de maneira gratuita, visa identificar possíveis casos assintomáticos de infectados com o coronavírus.

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, falou sobre a importância deste alinhamento entre os países. “Reafirmamos neste ato a forte integração que há entre o Brasil e Paraguai, de iniciativas que já vêm de muito tempo, como foi no caso da Itaipu”, disse.

“Na Saúde, nos programamos para fortalecer o nosso sistema ampliando leitos, e toda essa organização fez com que hoje tenhamos conforto em receber a dose de reforço e diminuir possibilidades de uma nova onda da Covid-19. Precisamos continuar trabalhando juntos e salvando vidas”, destacou o ministro.

 

HISTÓRICO

Em junho deste ano, após articulação do Governo do Estado e Ministério da Saúde, os municípios localizados em regiões de fronteira no Paraná – Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste – receberam lotes extras de imunizantes contra a Covid-19, como estratégia de controle para a circulação de novas variantes, especialmente a delta.

“A prevenção aliada com a vacinação tem um impacto gigantesco no enfrentamento da Covid-19 e precisamos agradecer o Ministério da Saúde por todo o apoio dado ao Paraná, especialmente na fronteira. Quando pedimos lotes exclusivos para esses municípios fomos prontamente atendidos com mais de 94 mil doses, colocando essa região como prioritária na Programa de Imunização”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.

A cidade de Foz do Iguaçu tem a fronteira mais movimentada do Brasil e cerca de 98 mil brasileiros moram no país vizinho, com trânsito intenso pela Ponte da Amizade. As ações de vacinação também foram realizadas no Paraguai, em Cidade do Leste, simultaneamente. No país vizinho, foram aplicados imunizantes contra a poliomielite, sarampo e Covid-19.

 

MAIS VACINAS

Ainda ontem, a Sesa recebeu um novo lote com 278,4 mil imunizantes contra a Covid-19, sendo 3.510 doses destinadas exclusivamente para municípios de fronteira. As vacinas devem ser distribuídas nos próximos dias.

 

AEN

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente