Copagril
Paraná Obesidade

Paraná é o campeão em cirurgias bariátricas pelo SUS

Imagem de uma cirurgia bariátrica (Foto: Divulgação)

O Paraná pode ser considerado o campeão em cirurgias bariátricas no País pelo SUS. No ano passado o Estado realizou 6.692 cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa 58,6% dos 11.402 procedimentos realizados em todo o Brasil para o tratamento da obesidade. O Estado conta com 13 hospitais credenciados para atendimento público e realiza cerca de 3 mil cirurgias por planos de saúde.

Para que se tenha ideia, São Paulo – 2º colocado – realizou no mesmo período 1.600 procedimentos, seguido por Minas Gerais com 938. Já o estado da Bahia fez apenas 23 cirurgias para o tratamento da obesidade pelo SUS em 2018. Os dados são do serviço de informações hospitalares do SUS (SIH/SUS). No Paraná o principal hospital neste procedimento é o Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Já os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que a população elegível a cirurgia no Brasil é de 4,9 milhões de pessoas, sendo 3,5 milhões pelo SUS.

O cenário da obesidade no Brasil e os novos tratamentos para controle da doença serão debatidos entre os dias 15 e 18 de maio, durante o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Curitiba. Já estão inscritos no Congresso – que acontece no Expo Unimed – mais de 1,5 mil profissionais.

 

Com Bem Paraná 

TOPO